Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara tem novo membro

por Rachel Monteiro publicado 01/09/2025 17h59, última modificação 01/09/2025 17h59
Thaffarel do Povo (PSB) foi sorteado durante a Reunião Plenária de 25 de agosto. Ele substituirá a vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV)

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Câmara de Ponte Nova tem um novo componente. Por meio de sorteio, realizado na Reunião Plenária do dia 25 de agosto, foi definido que o vereador Thaffarel do Povo (PSB) é quem vai substituir a vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV), após o seu pedido de renúncia. Os outros dois membros são os vereadores Fernanda Bitenco (Agir), presidente, e Guilherme Belmiro (PT), secretário.

A CCDH tem como intuito manifestar-se sobre todos os assuntos que tenham relação com a defesa dos direitos e garantias fundamentais e dos interesses da população em geral, com especial atenção à defesa dos interesses das minorias sociais e de outros grupamentos como detentos e dependentes químicos, entre outros.

A CCDH é uma das cinco comissões permanentes da Câmara, juntamente com as Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), de Orçamento e Tomada de Contas (COTC), de Serviços Públicos Municipais (CSPM) e de Defesa do Meio Ambiente (CDMA).

As comissões têm o objetivo de avaliar e emitir pareceres sobre matérias que tramitam na Câmara antes da votação em plenário. Os membros têm mandato de dois anos e é vedada a recondução integral de seus membros. Somente o presidente da Mesa Diretora não pode integrar as comissões e, com exceção do secretário e do vice-presidente da Mesa, é permitido aos demais vereadores participarem de mais de uma Comissão. Confira aqui a composição das demais comissões permanentes.

Reuniões

As reuniões das comissões recebem suporte técnico das assessorias da Câmara (Procuradoria Jurídica e Assessoria Legislativa) e são abertas ao público e transmitidas ao vivo na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.