Cidadãos demonstram insatisfação quanto a obras em PN durante Tribuna Livre

por Divisão de Comunicação* — publicado 16/02/2023 18h35, última modificação 16/02/2023 18h35
Moradores dos bairros Santo Antônio e Fátima participaram da reunião dos vereadores e criticaram os serviços prestados pela Prefeitura
Cidadãos demonstram insatisfação quanto a obras em PN durante Tribuna Livre

Israel Veiga Leal e Fabiano Luiz da Silva Souza

Cidadãos utilizaram a Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (9)   para demonstrarem insatisfação quanto às obras realizadas no município.

Bairro Santo Antônio

Israel Veiga Leal pontuou diversos problemas na rua Francisco Abrantes Fortuna, como a limpeza urbana e a infraestrutura da via. Ele relatou dificuldades para o ir e vir com o automóvel e destacou que a mãe é idosa e o irmão possui problemas de saúde e, eventualmente, podem necessitar de se locomoverem até o hospital.

“Não tem como tirar o meu carro da garagem, entendeu? E isso já se arrasta há mais de quatro anos. Não tem como mais conviver com isso. [...] Não tem como entrar na minha casa. [...] Não tem como mais continuar assim”, reforça o cidadão.

O cidadão também pontuou que há dias a limpeza urbana não é feita no local, dificultando ainda mais a locomoção com o carro. “Esse lixo está aí já tem três dias, não tem ninguém para tirar a caçamba, nem pra tirar a tampa da caixa d’água que caiu anteontem com a rua. [...] Esse lixo desce todo para a porta da minha casa. Além de não poder sair com o carro, não poder. Ter que ter cuidado com minha mãe quando saio de casa, agora estou tendo que lidar com lixo. Já tem dois dias que passa em cima de lixo lá que não vai ninguém resolver o problema”, explica.

Bairro de Fátima

Fabiano Luiz da Silva Souza falou sobre a obra inacabada do muro de gabião na rua Tocantins, no bairro de Fátima. “Aquele muro está trazendo para nós medo. Eu não moro de frente, eu moro do lado do muro. Mas em frente nós temos três casas que estão trazendo medo. Nós, como moradores, eu e mais quatro moradores, estamos fazendo o monitoramento daquele muro. Inclusive, se qualquer um de vocês forem lá, tem fitinha branca, de sacola, mostrando. Tem mais de 50 fitinhas de sacola. Que dia após dia, o muro aparece uma pedra trincada, uma pedra diferente trincada. A gente vai lá e coloca fitinha”, explica o cidadão.

Fabiano ainda esclareceu que a terra que compõe o muro de gabião do bairro de Fátima não foi compactada. Ele avaliou que o serviço foi desnecessário.  “Nós sabemos que o muro, que aquela terra que colocou atrás do muro, não foi compactada, nós acompanhamos. [...] Ali não precisava de muro de gabião, ali precisava no muro de tijolo naquela curva, ali não passa carro. Aquela rua não passa carro. Pra que alargar a rua no meio? Se na entrada da rua tem dois metros e meio, vai alargar ela no meio da rua pra ficar com cinco metros, vai passar o que se não passa carro?”, indaga o cidadão.

Os prejuízos para os moradores também foram reforçados pelo cidadão. “Esse muro, hoje, ele trouxe pra nós prejuízos financeiros. Que a mercearia da minha amiga Maura, o lava jato de Paulo Júnior foi fechado, porque a rua ficou fechada mais de sete meses”.

Os riscos para a Escola Municipal Senador Miguel Lana também foram enfatizados. “Tem um buraco mais de três metros, porque a rede fluvial da rede de servidão que passava dentro da escola foi interrompida por causa desse muro, a água não tem onde sair, a água vai entrando, entrando, entrando, entrando e afundou o pátio da escola, e o muro da escola vai cair e o muro gabião vai cair”, reforça.

Os vereadores salientaram que estão cientes quanto aos problemas recorrentes e sabem que intervenções paliativas acontecem, mas não são suficientes. Contudo, a execução depende da Prefeitura. Eles ainda convidaram os cidadãos para a Audiência Pública sobre as obras no município, que ocorre nesta quarta-feira (15).

O vídeo da Reunião Plenária do dia 9 de fevereiro está disponível no canal da Câmara no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.