Cidadão relata problemas em obra de construção da UBS Santo Antônio

por Mateus Pires publicado 19/11/2021 17h45, última modificação 19/11/2021 17h46
Danth Luis Duarte participou da Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 11 de novembro e contou que os moradores da região estão sofrendo com os transtornos gerados pela obra, que está atrasada
Cidadão relata problemas em obra de construção da UBS Santo Antônio

Danth Luis Duarte exibiu imagens da obra enquanto relatava os problemas | Imagem: Mateus Dias/Câmara de Ponte Nova

As obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santo Antônio motivaram a participação do cidadão Danth Luis Duarte na Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 11 de novembro. Ele relatou paralização da obra e transtornos gerados por ela aos moradores da região.

Danth lembrou que a previsão de término da construção informada na placa de identificação da obra era dia 06/10/2021. “Hoje são 11/11/2021 e nem o muro de contenção foi terminado”, destacou.

Ele disse que mora em frente ao canteiro de obras e observou a ausência de profissionais no local por vários dias.  “Essa obra está há 20 dias [que] não vai ninguém. Eu moro em frente a obra. Não tem nenhum funcionário da prefeitura [que] esteve lá para verificar depois de inúmeras reclamações”, relatou.

Além da obra não ter evoluído, Danth contou que, quando chove, a rua fica suja. Segundo ele, veículos já ficaram atolados na via devido ao volume de lama que saiu do local. “No dia de chuva, eu não consigo sair de casa de carro. [...] Os moradores da rua têm que limpar a rua por conta própria, com água particular, nem é água da Prefeitura, porque a gente não consegue sair de casa”, acrescentou.

Durante a fala na tribuna, o participante exibiu imagens dos problemas relatados e disse que a situação é um descaso com os recursos públicos e com a população do bairro. “Se eu estou com meu filho de seis ano passando mal, eu não consigo tirar ele de casa. E aí, o que vai acontecer se algo disso piorar?”, indagou.

Danth disse que há 11 meses tem sido adotadas medidas que não solucionam o problema, como a limpeza da rua com auxílio de caminhão pipa e trator.

Após a fala do participante, o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), leu um ofício enviado pela Prefeitura em resposta à solicitação de informações dos parlamentares sobre a obra. Segundo o documento, a obra é fruto de convênio, e o município ainda não recebeu repasses de recursos.

A fase de terraplanagem e a construção do muro de contenção estão sendo executadas com recursos próprios, segundo a informação repassada aos vereadores. De acordo com o ofício, as datas de início e de previsão de término serão alteradas, assim que houver repasse de verbas. O prazo para execução da obra será de nove meses.

Os vereadores André Pessata (PODEMOS), Emerson Carvalho (PTB), Sérgio Ferrugem (REPUBLICANOS), Juquinha Santiago (AVANTE), Dr. Wellerson Mayrink (PSB), Zé Roberto Júnior (REDE), Guto Malta (PT), Antônio Carlos Pracatá e Wagner Gomides (PV) agradeceram a presença do participante, comentaram sobre o assunto, propuseram alternativas enquanto a construção é executada e questionaram aspectos da obra.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 11 de novembro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.