Cidadão denuncia demora em consultas e cobra atendimentos por profissionais especialistas
Os vereadores receberam, na Tribuna Livre da Reunião Plenária do dia 12, o cidadão Marinho Cosendey de Freitas. Ele utilizou o espaço para relatar que, como usuário do SUS há quase dois anos, tem encontrado dificuldades para marcar consultas com médicos especialistas, como psicólogo, ortopedista e reumatologista.
“Há algum tempo faço acompanhamento na rede de saúde pública aqui em Ponte Nova. [...] Tem um ano que estou aguardando por psicólogo. No meu antigo PSF, que eu troquei, perderam o pedido, foi feito um novo pedido. Estou aguardando há um ano por psicólogo e não tem previsão. [...] Fui informado de que na fila há mais de 210. [...] Estou com solicitação de ortopedista, há seis meses; reumatologista, há seis meses, [...] e não há previsão de marcação desses profissionais”, desabafou.
Ele pontuou o desgaste por ter que retornar diversas vezes ao PSF em busca de atendimento. Fato que, segundo ele, piora a situação dos pacientes e sobrecarrega a rede de saúde. Marinho ainda observou que quanto mais a demora nos atendimentos, mais os quadros pioram.
O cidadão destacou a importância da transparência com relação aos critérios das filas de espera e da presença de profissionais capacitados e humanizados no atendimento ao público.
“Houve situações de parar no Caps e, nessas questões emocionais, a gente chega lá e não tem o profissional. Houve uma situação de eu sair do hospital de ambulância para o Caps, prescrito: psiquiatra. A gente chega no Caps é o clínico geral que nos atende. [...] Chega lá no Caps às vezes a triagem é só uma enfermeira ou é um profissional clínico geral”, contou.
Ele solicitou uma avaliação dos profissionais especializados que atendem no PSF e no Caps e questionou se há previsão de contratação. “É humilhante você ter que ir recorrentemente ao PSF e ao Caps e se deparar com profissionais que não estão preparados para lidar com a saúde mental”.
Considerações
Marinho agradeceu a oportunidade em expor os problemas enfrentados por ele. Os vereadores agradeceram a presença e o elogiaram pelo relato. Eles se comprometeram a encaminhar uma Indicação conjunta à Secretaria Municipal de Saúde, além de solicitar o comparecimento da secretária de Saúde à Câmara para esclarecer a situação.
O vídeo da Reunião Plenária do dia 12 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico.