CCDH chama população para escolher novos conselheiros tutelares

por Divisão de Comunicação — publicado 29/09/2023 15h59, última modificação 29/09/2023 15h59
Eleição acontece no domingo (1º), de 8h as 17h, em diversas escolas do Munícipio
CCDH chama população para escolher novos conselheiros tutelares

Vereadores durante a Reunião da CCDH do dia 28/09/2023

Na Reunião da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Câmara de Ponte Nova nessa quinta-feira (28), os membros: vereadores Sérgio Ferrugem (Republicanos)/presidente da Comissão, Juquinha Santiago (Avante)/secretário e Guto Malta (PT); destacaram a importância da eleição dos novos conselheiros tutelares para o Município e convocaram a população para participar do pleito.

Guto Malta enfatizou que a Câmara realizou intensos debates para que houvesse uma recomposição remuneratória no Conselho Tutelar, bem como melhorias em sua estrutura.

“Nós sabemos que a pandemia, o pós-pandemia, nós vivenciamos e testemunhamos uma afronta, diariamente, de desrespeito aos direitos das crianças e dos adolescentes, com inúmeras denúncias de violência física, sexual, de abusos e uma série de denúncias”, disse.

O parlamentar ainda ratificou o protagonismo da Casa Legislativa. “Não houve essa sensibilidade, esse acolhimento por parte do Executivo, mas de qualquer forma o que nós fizemos, se está tendo essa eleição, [...] graças ao trabalho dos nossos vereadores e vereadoras. Se a gente não tivesse chamado a atenção e corrido atrás, com certeza estaria do jeito que está no status quo, tudo parado, estagnado, inerte, aguardando o desenrolar da dinâmica social”.

Sérgio Ferrugem também falou sobre a importância do comparecimento na votação. “Não é uma eleição obrigatória, mas é obrigação e dever de toda a sociedade estar indo votar, porque é o meio da gente defender nossas crianças de várias questões e situações”.

Ele observou sobre a precariedade da atual situação do Conselho e da remuneração dos conselheiros. “Não somos nós que definimos. Nós cobramos, fiscalizamos e sugerimos. Mas, se o Poder Executivo não agir, de nada vai adiantar o nosso esforço”.

A eleição

A escolha dos conselheiros tutelares acontece a cada quatro anos. Segundo a Prefeitura, neste ano serão utilizadas urnas eletrônicas. São sete candidatos para ocuparem cinco vagas. As informações sobre os candidatos estão disponíveis no site e nas redes sociais da Prefeitura.

O pleito ocorrerá em todo Brasil e a apuração e a totalização dos votos são de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

As eleições para definir os novos conselheiros tutelares de Ponte Nova serão neste domingo (1º), das 8h às 17h, em 10 sessões públicas eleitorais distribuídas em escolas.

Locais de votação

Escolas Municipais José Maria da Fonseca, José Mariano, Luiz Augusto, Dr. Otávio Soares, Reinaldo Alves Costa, João Guimarães, Nossa Senhora do Rosário, Padre Rafael Faraci, Progresso e Senador Miguel Lana.

O vídeo da Reunião da CCDH do dia 28 de setembro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.