Campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio é tema da Tribuna Livre
Os vereadores receberam, na Tribuna Livre da reunião plenária da última quinta-feira (4), a médica psiquiatra Fernanda Lima Ferreira. Ela falou sobre a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio e explicou sobre o projeto Ilumina Ponte Nova – Conecte-se com a vida. A psiquiatra, que também atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), citou números de casos e alertou para a necessidade de olhar o outro com mais atenção. “Não é só prevenção ao suicídio, é também valorização da vida [...] e sobre olhar para o outro com mais carinho e cuidado”.
A médica explicou que, desde 2003, o dia 10 de setembro ficou instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. “E em 2015, a Associação Brasileira de Psiquiatria junto com o Centro de Valorização da Vida (CVV) instituíram o setembro, que já era o mês de prevenção ao suicídio junto ao amarelo, que era essa questão da cor que já vinha sido difundida em todo o mundo”.
Fernanda informou que Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de suicídios no país, ficando atrás somente do estado de São Paulo. “É uma informação difícil, mas uma informação necessária para olharmos para a saúde mental, olharmos para a vida, olharmos para quem está ao seu lado, porque nem sempre ele vai estar verbalizando o que está sentindo”.
Ela ainda citou alguns números: “no mundo, 800 mil pessoas morrem por suicídio, uma pessoa a cada 40 segundos. No Brasil, esse número chega a 14 mil pessoas no ano, isso equivale a mais ou menos 38 pessoas por dia morrendo por suicídio”.
Ilumina Ponte Nova – Conecte-se com a vida
Fernanda falou sobre o projeto Ilumina Ponte Nova – Conecte-se com a vida e detalhou que os objetivos da iniciativa são conscientizar sobre a importância da saúde mental e criar ações de impacto positivo na comunidade, como a que ocorreu no dia 1º de setembro na ponte do Triângulo.
“Nós iluminamos a ponte, [...] chamada aqui de ponte do Bahamas, com luzes amarelas em prol de trazer realmente essa curiosidade. [...] E é sobre isso mesmo, acender o alerta e a visibilidade do Setembro Amarelo. [...] Muitos de vocês [vereadores] estavam lá conosco. Muito obrigada pela presença, isso traz grande visibilidade para a campanha”, enfatizou.
Outras ações
A psiquiatra destacou que estão previstas outras ações para acontecerem no decorrer do mês.
“Vozes que alcançam: nós estamos convidando algumas figuras públicas daqui da cidade para fazer vídeos, alcançar diferentes públicos e falar sobre a importância do Setembro Amarelo. [...] E no dia 27 de setembro nós vamos ocupar a praça central da cidade, vai ser em um sábado pela manhã. [...] Diversos profissionais da área da saúde mental já estão nos procurando para fazer parte, para levar mais informação para o público infantil, para a família do paciente, e vamos ter diversas ações como rodas de conversas, acolhimento, brindes, para trazer realmente a importância da valorização da vida e a prevenção ao suicídio. [...] Aguardamos todos vocês na praça”, pontuou.
Fernanda ainda contou que foram distribuídas diversas caixas com mensagens positivas em pontos estratégicos do município. “É a caixa da vida [...] para trazer mensagens de carinho, de apoio, um incentivo”.
Considerações
Ao final de sua fala, a médica agradeceu a oportunidade e a visibilidade dada à campanha Setembro Amarelo e ao projeto Ilumina Ponte Nova – Conecte-se com a vida e finalizou: “nós queremos realmente trazer mudanças para a sociedade. [...] Acredito que se cada um de nós fizermos algo, nós conseguimos mudar um pouco a realidade da nossa cidade, do nosso país e do mundo”.
Os vereadores agradeceram a participação da psiquiatra, parabenizaram o projeto e se colocaram à disposição para ajudar.
Tribuna Livre
A tribuna livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico.
O vídeo da reunião plenária de 4 de setembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.