Câmara promove oficina do Interlegis sobre Cidade Inteligente, Governança e Gestão Eficiente

por Imprensa — publicado 17/06/2021 17h37, última modificação 17/06/2021 17h37
O objetivo é aprender sobre ferramentas que conectam cidades e pessoas

A oficina Interlegis “Cidade Inteligente, Governança e Gestão Eficiente”, promovida em parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova e o Senado Federal, será por videoconferência na sexta-feira (25), com transmissão ao vivo pela página da Câmara no Facebook e no canal do YouTube a partir das 14 horas.

O objetivo do treinamento é ensinar como relacionar os aspectos sociais, urbanos, ambientais e econômicos visando realizar de maneira eficiente a gestão de políticas públicas.

O instrutor e idealizador do curso, Luis Fernando Pires Machado, é servidor do Senado Federal, Doutor Honoris Causa em Gestão Pública, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Pós-doutor em Direito Penal e Garantias Constitucionais. Atualmente é também pesquisador da USP, em SmartcitiesBR, e Coordenador-Geral do Interlegis.

Na oficina, ele vai explicar como a gestão eficiente implica na adoção de ferramentas que modernizam a cidade e a conectam com as pessoas, com os processos e com a inovação tecnológica. Abordará também conceitos e informações relacionado à Governança Pública.

Para ele, as dificuldades em que se encontram quase todos os municípios não impedem que os que assumirem um compromisso se destaquem no quesito gestão pública. “Só com uma gestão eficiente é que se pode chegar a uma cidade inteligente. É nas cidades que tudo acontece. É dentro dos municípios que a vida toma forma”, afirma o instrutor.

Interlegis

O objetivo do Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis) é dotar as Câmaras e as Assembleias dos mesmos mecanismos qualificadores que os servidores do Senado têm à sua disposição.

A oficina é voltada para vereadores e servidores da Câmara de Ponte Nova e será aberto também para outras casas legislativas e instituições públicas interessadas. As inscrições devem ser feitas no site do Interlegis.