Câmara promove eventos culturais por meio de palestra, oficina e exposição

por Mateus Pires publicado 17/08/2022 18h51, última modificação 17/08/2022 18h51
Entre os dias 24 e 26 de agosto, as atrações fazem parte das celebrações pelos 160 anos da Câmara de Ponte Nova; saiba como participar

Uma série de eventos culturais serão realizados pela Câmara de Ponte Nova na próxima semana. A programação inclui palestra sobre arquitetura neogótica, oficina de douramento e policromia aplicados à madeira e uma exposição de peças sacras entalhadas e policromadas. Todas as atrações serão gratuitas. As atividades integram as comemorações pelos 160 anos da Câmara.

As atrações começam na próxima quarta-feira (24), às 18 horas, com a palestra Patrimônio Neogótico. O evento, que terá como palestrante Míriam Andréa de Oliveira, vai tratar sobre o estilo arquitetônico que, em Ponte Nova, tem destaque na Igreja Matriz de São Sebastião. A palestra permitirá aos participantes entender as características e as nuances desse perfil da arquitetura. Os interessados em participar devem fazer a inscrição no site da Câmara até terça-feira (23).

Oficina

Já na próxima quinta-feira (25), a Câmara sediará a oficina de douramento e policromia aplicados à madeira, que também será ministrado pela professora Míriam Andréa de Oliveira. A atividade acontecerá no espaço anexo ao Centro de Memória do Legislativo.

Na oficina, serão ensinadas aos participantes as técnicas e as características da policromia e do douramento da madeira. Também serão orientados sobre as ferramentas e demais materiais utilizados na confecção da arte.

São 10 vagas disponíveis para a oficina. Por isso, os interessados também devem fazer a inscrição pelo site da Câmara. Será ofertado aos participantes os materiais necessários para a realização das atividades.

Exposição

Na sexta-feira (26), às 18h30, será aberta a Exposição Santinhos: policromia em madeira. Cerca de 70 imagens sacras entalhadas na madeira pelo Mestre dos Saberes e Fazeres de Ponte Nova, Antônio Inácio Boneca, serão expostas no Espaço Multiuso José Silva.

As esculturas que serão expostas são resultado do trabalho prático dos estudantes da disciplina Conservação de Bens Culturais, do Curso de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A exposição ficará aberta para visitação do público de segunda a sexta, das 12h às 18h, até o dia 13 de setembro.

Entre as imagens sacras a serem exibidas estão representações de São Francisco de Assis, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Santa Rita, Santa Luzia e Santa Efigênia.

Ao visitar a exposição, o público também terá contato com informações e dados da confecção das peças e da teoria desse tipo de arte, por meio de cartazes e placas que vão compor o cenário da atração. As ferramentas utilizadas na arte de entalhar também serão exibidas.

A professora

Míriam Andréa de Oliveira é professora do Departamento de Estudos e Processos Museológico e Coordenadora do Curso de Museologia da UNIRIO. É graduada em Museologia, mestre em História da Arte e doutora em História Social. Ela também tem formação em Restauração.