Câmara promove ciclo de palestras sobre memória e arquivo

por Imprensa — publicado 11/10/2019 18h45, última modificação 05/10/2020 14h44
Evento da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova atraiu vereadores e servidores de 14 municípios da região

Com a participação de mais de cinquenta pessoas, a Câmara de Ponte Nova realizou na última terça-feira (8) o Ciclo de Palestras: memória institucional e gestão arquivística. Vereadores e servidores de câmaras de 14 municípios da região, além de profissionais que lidam diretamente com o tema prestigiaram o evento promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Os dois palestrantes convidados são mestres em Ciência da Informação e atuam na Gerência de Memória Institucional da ALMG. Márcia Milton Vianna, abordou o tema “Memória institucional: o caso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”. Durante a palestra ela falou sobre os conceitos gerais, princípios, objetivos e a origem da Gerência da casa legislativa estadual.

Já Wendell Lopes de Assis, arquivista da mesma seção, ministrou a palestra sobre o tema “Gestão de documentos arquivísticos: teoria e prática”, abordando a importância da gestão de documentos arquivísticos e promovendo a reflexão sobre o fazer arquivístico no âmbito do poder público.

Durante o evento, os participantes aproveitaram para tirarem dúvidas e fazerem comentários sobre o assunto. Terezinha Rodrigues, servidora da Câmara de Ponte Nova responsável pelo arquivo da instituição, falou sobre a importância do trabalho em equipe para a composição do arquivo, destacando ainda a situação do setor da casa legislativa pontenovense. “Foi muito importante a vinda dos palestrantes aqui, porque é um sinal que estamos avançando muito. É um trabalho silencioso, de bastidor. O arquivo não é só memória. É o que dá sustentação ao funcionamento de qualquer instituição”, ressaltou.

As palestras foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.

O Ciclo de Palestras: memória institucional e gestão arquivística foi desdobramento de reunião ocorrida, em 25 de junho, quando a presidente da Câmara de Ponte Nova, Aninha de Fizica (PSB), foi recebida, na Gerência Geral de Documentação e Informação (GDI) na ALMG. Na época ela se informou sobre a gestão arquivística, o trabalho de resgate e preservação e visitou diversos setores do arquivo da ALMG e o Memorial do Legislativo Mineiro buscando suporte para a Câmara de Ponte Nova organizar melhor seu arquivo. Também colheu informações para a implantação do Centro de Memória da Câmara de Ponte Nova. Considerou a visita muito positiva e ficou grata com a receptividade e o profissionalismo dos profissionais do GDI e achoou importante multiplicar as informações outras instituições da região.