Câmara e Prefeitura fazem parceria para captação de energia fotovoltaica

por Imprensa — publicado 01/09/2021 17h49, última modificação 01/09/2021 17h49
A instalação do sistema vai beneficiar a Câmara e a Escola Municipal José Maria da Fonseca

Com a meta de reduzir os custos do consumo de energia elétrica na Câmara de Ponte Nova e na Escola Municipal José Maria da Fonseca (Colégio Municipal), foi assinado, em 4 de agosto, um convênio entre a Câmara e a Prefeitura de Ponte Nova. A parceria entre os poderes Legislativo e Executivo viabilizará a instalação de um sistema de captação de energia fotovoltaica para atender a demanda de energia do Colégio Municipal e da Câmara.

A assinatura do convênio se deu depois de diversas tratativas entre representantes do Executivo, do Legislativo e da Escola, em busca de entendimento sobre os melhores encaminhamentos. No dia 26 de julho, o presidente da Mesa Diretora, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), e o secretário, vereador Zé Roberto Júnior (REDE), realizaram uma visita técnica na escola para definição dos detalhes da parceria. Também estavam presentes a diretora, Mary Fúrfuro, e a secretária municipal de Educação, Keila Aparecida Izidório Lacerda. Ambas assinaram o convênio como testemunhas.

Registro da visita técnica realizada no último dia 26 de julho

O projeto faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo Legislativo Municipal para preservação do meio ambiente e de otimização e redução dos custos, garantindo o desenvolvimento de forma sustentável e valorizando iniciativas de obtenção e produção de energia limpa e renovável.

Consta da proposta de cooperação mútua, um plano de trabalho com etapas e cronograma de execução. A cobertura da quadra poliesportiva da escola será utilizada para instalação do sistema, atendendo indicações técnicas do projeto e determinações da Secretaria Municipal de Obras.

É de responsabilidade da Câmara a elaboração do projeto de instalação do sistema e consequente aprovação junto à CEMIG, assim como a contratação das obras e realização de todos os investimentos, que serão feitos com recursos do orçamento do Poder Legislativo. A Câmara também é a responsável pela instalação de padrão de energia, manutenção periódica e pelo funcionamento do sistema de captação fotovoltaica, bem como a adoção das providências junto à concessionária de energia elétrica para a operação e funcionamento da estrutura.

Caberá à Prefeitura atuar junto à concessionária de energia para viabilizar a transferência de responsabilidade das ligações de energia elétrica dos prédios públicos abrangidos pelo sistema ao Município. Também deverá garantir acesso ao telhado da quadra, para instalação das placas e demais equipamentos necessários à interligação do sistema. O Executivo ainda irá pagar as faturas geradas pelo consumo de energia dos prédios atendidos pelo sistema, independentemente de superávit na produção energética, e fornecer para a Câmara a cópia da fatura de consumo de energia do prédio sede do Legislativo, para garantir uma política de controle e uso racional de energia.

Para o projeto da obra de instalação e implantação do sistema, foram consideradas as médias anuais de consumos de energia elétrica da Câmara, do Colégio Municipal e da quadra poliesportiva, resultando em 96.827,91 kWh. O sistema fotovoltaico proposto possui 220 módulos com potência de 0,345 kWp cada, totalizando 75,90 kWp; e de 01 inversor com potência nominal de 60 kW.

registrado em: ,