Câmara de Ponte Nova mantém reuniões por videoconferência

por Imprensa — publicado 30/04/2021 18h30, última modificação 30/04/2021 18h30
Continuam valendo todas as medidas para evitar a proliferação do coronavírus

O retorno das reuniões presenciais foi um dos assuntos debatidos durante reunião, em 29/04, do Grupo de Gestão da Câmara de Ponte Nova, que é composto pelos vereadores da Mesa Diretora – Antônio Carlos Pracatá (MDB) / presidente, Dr. Wellerson Mayrink (PSB) / vice-presidente e Zé Roberto Júnior (REDE) / secretário – e assessores das divisões administrativa, técnica legislativa, comunicação, gabinete e relação institucional, contabilidade e tecnologia e do procurador geral da câmara.

Além de deliberar sobre várias outras questões administrativas relativas à gestão financeira e de pessoal, manutenção e planejamento de ações, o grupo definiu, e o presidente Pracatá informou aos vereadores, na reunião plenária de 29/04, que, por enquanto, as reuniões continuam por videoconferência. Definiu-se também que, antes de retornar aos trabalhos presenciais, todos os vereadores, servidores e terceirizados devem fazer o teste COVID.

Avaliou-se que é preciso considerar que o município ainda está passando por um período crítico da pandemia, que requer cautela, inclusive observando-se o índice atual de ocupação de leitos hospitalares. Levou-se em consideração também o fato de pessoas ligadas às atividades da Câmara terem testado positivo recentemente e, portanto, é uma questão de bom senso aguardar um prazo razoável para que se perceba os efeitos práticos após o retorno de Ponte Nova para a onda vermelha do Programa Minas Consciente.

A Câmara de Ponte Nova, como forma de garantir a saúde de parlamentares e servidores, segue os exemplos de casas legislativas como Senado, Câmara Federal, Assembleia de Minas e outras que mantêm todos os cuidados possíveis para evitar o contágio e a proliferação do coronavírus, pensando no bem de toda a população.

O entendimento da Mesa e do grupo de gestão é que as reuniões estão fluindo bem por videoconferência, e o contato de vereadores com os servidores para apresentação de demandas, assim como da população com a Câmara, também segue satisfatória pelos meios eletrônicos, sem prejuízo ao processo legislativo ou para as atividades dos vereadores e do Poder Legislativo.

O agravamento da pandemia no início de março, impôs a volta de medidas para prevenir a doença e, desde então, as reuniões plenárias e de comissões permanentes da Câmara são realizadas por videoconferência. Os servidores cumprem jornada de trabalho de modo remoto, no esquema “home office”, e com revezamento para as atividades que precisam ser presenciais.

As decisões estão regulamentadas pela Portaria 19/2021, e assim que considerar necessário, a Mesa Diretora anunciará novas medidas.