Câmara concede Cidadania Honorária Ponte-novense ao secretário de Saúde de MG

por Mateus Pires publicado 10/04/2025 17h50, última modificação 10/04/2025 18h12
Fábio Baccheretti Vitor recebeu a homenagem em Sessão Solene realizada na manhã desta quinta-feira (10)
Câmara concede Cidadania Honorária Ponte-novense ao secretário de Saúde de MG

Fábio Baccheretti Vitor e a ex-vereadora Fiota, autora da homenagem

A Câmara de Ponte Nova entregou, na manhã desta quinta-feira (10), o título de Cidadania Honorária Ponte-novense ao secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor. Em uma Sessão Solene, Fábio recebeu o diploma das mãos da ex-vereadora Raimunda da Conceição Gomes (Fiota), que o indicou para a homenagem. O evento contou com a presença de diversas autoridades da região.

A Mesa Diretora da solenidade foi formada pelo presidente da Câmara, vereador Wellington Neim (PP); pela vice-prefeita de Ponte Nova, Aninha de Fizica (PSB); pelo deputado estadual Adriano Alvarenga (PP); pela ex-vereadora Fiota; pela superintendente regional de Saúde, Josy Duarte Faria Fialho; pela secretária municipal de Saúde, Kátia Jardim de Carvalho Irias; pelo presidente do Conselho Curador do Hospital Arnaldo Gavazza (HAG) e consultor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), José Bueno de Magalhães; e pelo provedor do HNSD, Dr. Chiquinho Cunha.

“Fábio nunca se distanciou de nossa Cidade. Ele esteve aqui em várias ocasiões [...] para conhecer de perto o serviço de saúde prestado em nosso Município e compreender as necessidades da nossa população. Esse é um sinal claro do seu compromisso. [...] Esse título é apenas uma forma de expressar nossa gratidão, secretário, ao seu trabalho incansável que o senhor vem realizando na nossa Cidade e Região”, disse o presidente Wellington Neim.

A atuação de Fábio em prol de Ponte Nova também foi ressaltada pela autora da homenagem a ele, Fiota. “É muito prazeroso dar essa homenagem ao senhor e dar-lhe o privilégio de tê-lo como cidadão ponte-novense. Ponte Nova, sem dúvidas é uma Cidade acolhedora. Estamos de braços abertos para receber todos e também o senhor, com muito carinho. Sua grandiosidade, sua presteza e sua dedicação em acolher as necessidades de nossa terra. A área de Saúde não tem preço. Seremos eternamente gratos por tudo. Obrigada por fazer parte como um cidadão ponte-novense”.

Após receber a homenagem, Fábio também discursou e se disse agradecido pelo carinho e reconhecimento da população de Ponte Nova. “Fico muito honrado, muito obrigado pelo título de Cidadania Honorária! Este título eu compartilho com a minha equipe, com a minha Regional, Josy, e, especialmente, com toda essa boa relação que eu tenho com cada um de vocês”.

Ele lembrou que assumiu a Secretaria quando a região de Ponte Nova estava muito carente de políticas de saúde. “Víamos os hospitais aqui, tanto o Gavazza, quanto o Nossa Senhora [das Dores], como em toda região, lutando pela sobrevivência. [...] E o que eu fiz foi exatamente o que o governador e o vice-governador me pedem: fazer o que é certo, ser técnico, ouvir as demandas e investir onde deve ser investido. Então, tudo o que está sendo feito aqui, o nosso Hemonúcleo também, mas especialmente os dois hospitais, isso só está acontecendo por esse esforço nosso, mas também da Prefeitura, [...] da Câmara [...] e, em especial, do nosso deputado Adriano”, disse Fábio.

O secretário ainda frisou que o Município passa por grandes investimentos na área da saúde. “Nós estamos investindo muito aqui. Acreditamos que Ponte Nova vai se tornar cada vez mais um polo macrorregional desta Região Leste do Sul”.

Pronunciamentos

Ainda durante a Sessão, outras personalidades discursaram e destacaram a atuação do secretário em prol da região de Ponte Nova.

A secretária executiva do Gabinete do prefeito, Sandra Regina Brandão Guimarães, falou em nome do chefe do Executivo, Dr. Milton Irias. “Vemos todo um empenho que o senhor tem feito junto ao governador e ao vice-governador.[...] A microrregião de Ponte Nova e a macrorregião Leste do Sul estiveram, há anos, esquecidas. [...] O senhor sabe da grandiosidade dos dois hospitais que temos, da rede pública com 19 unidades de saúde da família, com todo um aporte para toda a microrregião. [...] Hoje, temos suporte avançado de Samu e muito ainda a crescer para fortalecer o Município como micro e como macrorregião”.

A vice-prefeita de Ponte Nova, Aninha de Fizica, avaliou que os ponte-novenses se sentem honrados em conceder o título ao secretário estadual. “Estamos muitos orgulhosos de ter o senhor como cidadão ponte-novense. Sempre pudemos contar com esse governo, que trouxe e olhou muito por Ponte Nova”.

O provedor do HNSD, Dr. Chiquinho Cunha, evidenciou que a Instituição recebeu, durante a gestão do secretário, diversos investimentos. “A minha alegria se transmite em o que ele já fez pelo HNSD, em saber que podemos continuar contando com o seu apoio. [...] A sua qualidade de cidadão, de homem público e de administrador da saúde. Ponte Nova se sente muito honrada. [...] Transmito aos senhores aquilo que o povo ponte-novense sempre quis: que tivéssemos pessoas com a qualidade Vossa Excelência”.

“Agora você é um cidadão ponte-novense, você tem que caminhar lado a lado com a gente. As nossas demandas da saúde são grandes, nós precisamos fortalecer muito mais ainda os dois hospitais. [...] Temos um compromisso com você, Fábio, de buscar sempre o atendimento aos usuários do SUS. [...] Cada recurso empregado aqui, pode ter certeza, no nosso pensamento, é atendê-los da melhor maneira possível”, afirmou o presidente do Conselho Curador do HAG e consultor do HNSD, José Bueno.

Anúncio de recursos

Em seu discurso, o deputado estadual Adriano Alvarenga informou que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais vai destinar recursos para o HNSD. “Hoje, o secretário veio não só para receber o título de Cidadão Honorário. Ele veio anunciar R$ 5 milhões de investimentos para o nosso HNSD, que, com certeza, vão ser de fato investimentos que transformadores não só para Ponte Nova, mas para todos os municípios que estão aqui representados. Investir nos hospitais de Ponte Nova é investir na região”, concluiu.

Demandas

Durante a presença do secretário na Câmara, os vereadores solicitaram a disponibilização de recursos para aquisição de duas ambulâncias para atender às demandas do Município.

O vereador Zé Osório (PSB) também pediu o apoio da Secretaria Estadual para implantar a Unidade Básica de Saúde (UBS) Itinerante para atendimento, de forma especial, à zona rural.

A homenagem

O título de Cidadania Honorária é a mais antiga homenagem concedida pela Câmara e acontece desde 1963. A outorga da homenagem ocorre como parte da programação comemorativa do aniversário de Ponte Nova, celebrado em 30 de outubro.

A entrega da homenagem a Fábio aconteceu nesta manhã porque, em 2024, em virtude de compromissos inadiáveis já agendados para a data da solenidade na Câmara, Fábio Baccheretti não pôde estar presente.

O vídeo da Sessão Solene está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Imagens

Confira mais imagens da Sessão aqui.