Câmara capacita vereadores de 12 municípios sobre gestão de mesas diretoras
A Câmara de Ponte Nova realizou, nessa terça-feira (3), o segundo curso do Câmara Capacita, projeto que visa fornecer formação continuada a agentes públicos. Desta vez, o tema foi “O papel do vereador com foco na gestão da mesa diretora”. O evento contou com 39 participantes, representantes dos municípios de Acaiaca, Alvinópolis, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Matipó, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Doce e Santo Antônio do Grama.
O presidente da Câmara de Ponte Nova, Wellington Neim (PP), destacou a importância da capacitação para o aprimoramento do trabalho legislativo. “A formação é fundamental para que possamos desempenhar o nosso mandato com qualidade, responsabilidade e maior conhecimento das funções e desafios do cargo. Eventos como o Câmara Capacita fortalecem a atuação dos vereadores e promovem um retorno mais qualificado para a população que nos elegeu”.
A palestra foi ministrada pelo professor José Alcione Bernardes Júnior, da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Ele destacou a função institucional da mesa diretora e o cuidado que deve nortear sua condução. “O presidente não é o rei da Câmara. Ele é apenas o coordenador dos trabalhos. A mesa diretora não manda nos outros vereadores, ela coordena os trabalhos”, explicou.
Ele também reforçou a importância de agir com equilíbrio, isenção e respeito ao Regimento. “A mesa diretora tem que agir com neutralidade. Tem que dar condição para o vereador da base e da oposição. Os dois têm que ter espaço, têm que ter o microfone aberto”.
Além disso, o professor salientou a responsabilidade de conduzir os trabalhos com ética e transparência: “A mesa diretora deve garantir o funcionamento adequado da Casa, respeitando o pluralismo de ideias e o papel fiscalizador dos vereadores”, afirmou.
Ele enfatizou que “a política genuína é exercida por aqueles que têm vocação pública e querem servir ao público. Outra coisa é a politicagem, que é exercida por aqueles que querem servir-se do público, privatizando espaços para seu proveito pessoal”.
O professor também ressaltou o papel de projetos como o Câmara Itinerante para ferramenta de aproximação entre os vereadores e a população. “A Câmara Itinerante é um programa que realmente vai ao encontro à população, é um veículo muito importante de contato com a população”.
O professor destacou ainda o papel transformador da educação política e da capacitação permanente. “A força transformadora vem da educação, investir em educação é politizar, conscientizar as pessoas”. Sobre o processo educativo, ele explicou que “a educação é uma árvore que demora a frutificar, mas os seus frutos são extraordinários”.
Por fim, reforçou a necessidade de capacitação para os vereadores. “Cursos e capacitação são essenciais para que os vereadores não fiquem reféns do prefeito e possam trabalhar efetivamente em prol da população”.
Imagens
Os vídeos do segundo curso do Câmara Capacita estão disponíveis na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube:
📸 As fotos do evento estão disponíveis por meio deste link.