Câmara autoriza cessão do Hotel Glória para implantação de atividades do Sesc e do Senac
Os vereadores de Ponte Nova aprovaram, por unanimidade, durante a Reunião Plenária do último dia 22, o Projeto de Lei (PL) do Executivo nº 4.108/2025, que autoriza a cessão em comodato do imóvel do antigo Hotel Glória para o Sesc/ MG e o Senac/ MG e dá outras providências. O texto foi sancionado pelo prefeito, Dr. Milton Irias (Avante), e já está valendo por meio da Lei Municipal nº 4.836/2025. A cessão em comodato do imóvel vai ser pelo prazo de 20 anos.
Na Exposição de Motivos que acompanha o Projeto, a Prefeitura ressalta que “são notórias as atividades do Sesc e do Senac no setor cultural e artístico, bem como sua atuação no fomento e na preservação histórica de bens culturais, além de inúmeras outras atividades nos campos da saúde, assistência social, educação, esporte e lazer, que muito contribuirão com a atuação do poder público municipal”.
O vereador Wagner Gomides (PV), membro da Comissão de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), disse que a Comissão esteve na sede da Fecomércio para discutir sobre como o Projeto poderia beneficiar o Município.
“Foi dito naquele momento para nós que a instalação do Sesc/Senac aqui em Ponte Nova poderia gerar diretamente 40 empregos ali no Hotel Glória. Poderia gerar também o oferecimento de diversos cursos dentro do portifólio do Senac, um portifólio aí que tem mais de 380 cursos de capacitação à nossa população. Uma forma de melhorar a nossa mão de obra e para a gente poder se qualificar de forma gratuita. [...] E para além disso nos foi dito [...] que ter, dentro do Município uma sede do Sesc e do Senac, traria também tudo o que essas Instituições oferecem a nível estadual, e a gente sabe da importância que eles têm”, observou Wagner.
O vereador Rubinho (PP) também falou a respeito dos cursos que vão ser oferecidos. “Só para complementar a fala do Wagner, eles ainda vão solicitar acho que 12 salas de aula, vão dar curso de enfermeiro de graça, técnico de enfermagem [...] e vão dar curso com 120 vagas de garçom”.
O vereador Guilherme Belmiro (PT) falou sobre a importância do espaço para o Município. “Finalmente o Hotel Glória vai ser utilizado pela população. Dizer que é importante que seja utilizado para a cultura, que foi realmente uma regra estabelecida, que era para ser utilizado para a cultura, para a arte. Não vai se tornar um prédio público, somente. Vai ser para a cultura, para a arte. E sem dúvida vai ser um grande ganho para a nossa sociedade”.
O vereador Pastor Fabiano (Avante), complementou: “a população de Ponte Nova vai ser bem atendida e o mais importante, tudo de graça. E é por isso que a gente está aqui trabalhando para que a população receba o bônus daquilo que eles pagam, os impostos”.
Antes de ser votado em Plenário por todos os vereadores, o PL foi analisado pelas Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ), de Serviços Públicos Municipais (CSPM) e de Orçamento e Tomada de Contas (COTC). Todas emitiram parecer favorável à proposta.
O vídeo da Reunião Plenária de 22 de abril está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.