Câmara aprova implantação de áreas de espera para motociclistas próximas a semáforos
O plenário da Câmara aprovou, por unanimidade, durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (1), o Projeto de Lei Complementar do Legislativo (PLCL) nº 07/2025, de autoria da vereadora Fernanda Bitenco (Agir). A matéria altera a Lei Municipal nº 4.347/2019, que “institui a Política de Mobilidade do Município de Ponte Nova”, para prever a implantação de áreas de espera para motocicletas, motonetas e ciclomotores próximas aos semáforos. Para entrar em vigor, o texto precisa ser sancionado pelo prefeito, dr. Milton Irias (Avante).
Fernanda pontua, na Exposição de Motivos que acompanha o projeto, que a proposta visa aumentar a segurança dos motociclistas; minimizar manobras irregulares de filtragem entre carros e risco de colisões traseiras e laterais; reduzir conflitos de tráfego; e melhorar a fluidez do trânsito.
Durante a discussão e votação da matéria, ela falou sobre o PLCL. “Esse Projeto de Lei foi de uma ideia que eu tive de outras cidades que a gente foi e viu que estavam dando supercerto essas faixas das motocicletas próximas às faixas de pedestres. E já tivemos há quatro anos um acidente com o nosso amigo ‘Tijolo’, no semáforo ali próximo ao Ponto Frio, e agora há pouco também tivemos o João Marcos com o mesmo motivo, porque às vezes a motocicleta está muito atrás e na hora que o sinal abre elas vão correndo e se tiver alguém que ultrapassar outro sinal ou o sinal tiver algum problema, sempre acontece uma fatalidade”.
Antes de ser votado por todos os vereadores em plenário, o PLCL foi analisado pelas Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ) e de Serviços Públicos Municipais (CSPM). Os dois grupos deram parecer favorável à matéria
O vídeo da Reunião Plenária de 1 de setembro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.