Câmara aprova criação do Prêmio de Reconhecimento à Trajetória de Pessoas Negras
Os vereadores de Ponte Nova aprovaram, de forma unanime, o Projeto de Lei (PL) nº 4.119/2025, que institui o Prêmio Municipal de Reconhecimento à Trajetória de Pessoas Negras e o denomina de Prêmio Cleunie Expedita. A votação aconteceu na Reunião Plenária dessa segunda-feira (26). Para entrar em vigor, o PL aguarda a sanção do prefeito, Dr. Milton Irias (Avante).
A matéria foi proposta pelo Poder Executivo e analisada pelas Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ) e de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH). Ambas emitiram pareceres favoráveis à votação em Plenário.
De acordo a Exposição de Motivos que acompanha o PL, o Prêmio “visa corrigir uma lacuna histórica no que diz respeito ao reconhecimento público das contribuições de indivíduos negros para a construção da sociedade”, sendo necessária a criação de mecanismos que valorizem suas histórias.
O PL estabelece que o Prêmio vai ser destinado a homenagear anualmente personalidades negras que tenham se destacado em âmbito municipal, contribuindo significativamente para o desenvolvimento social, cultural, econômico, político ou educacional da comunidade.
O prêmio vai ser concedido anualmente a até cinco homenageados, podendo ser indivíduos ou coletivos, residentes ou com atuação relevante no Município.
Ainda de acordo com o PL, a seleção dos homenageados vai ser realizada por meio de uma Comissão Julgadora formada por membros dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial, de Políticas Culturais e de Patrimônio Cultural e Natural.
A matéria também prevê que o prêmio vai consistir em diploma de Reconhecimento Público, medalha ou troféu simbólico, além de eventual premiação em dinheiro ou incentivo financeiro.
Cleunice Expedita
Segundo a Exposição de Motivos do PL, “o nome da premiação homenageia Cleunice Expedita, mulher negra, periférica, que, ao longo da sua trajetória, dedicou-se à valorização, difusão e promoção da cultura afro-brasileira no Município, através do Grupo Zimbábue e diversas outras iniciativas enquanto educadora, reconhecidas pelo Município e que reverberam ainda na vida de diversos munícipes que foram seus alunos”.
O vídeo da Reunião Plenária de 26 de maio de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.