Bombeiros pedem apoio dos vereadores para melhorar sede do Pelotão

por Ronaldo Fernandes publicado 26/04/2024 17h45, última modificação 26/04/2024 17h45
Em recentes reuniões com vereadores de Ponte Nova, representantes do 3º Pelotão de Bombeiros Militar solicitaram apoio dos vereadores, por meio de indicações de suas Emendas Impositivas ao orçamento de 2025, para a construção de muro no entorno da sede do Pelotão

Nessa terça-feira (23), o presidente da Câmara de Ponte Nova, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PRD), recebeu o comandante do 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Ponte Nova, tenente Neylor Henrique Garcia, e o 3º sargento Fabrício Marinho da Costa. Os militares pleiteiam que os parlamentares incluam no orçamento de 2025 do Município parte dos recursos a que têm direito de apresentar como Emenda Impositiva para a construção de um muro no entorno da sede do Pelotão. Os Bombeiros explicaram que a obra está orçada em aproximadamente R$ 185 mil.

Nas últimas semanas, os representantes dos Bombeiros estão fazendo reuniões individuais com os vereadores de Ponte Nova com o objetivo de pleitearem as melhorias para a sede do Pelotão. Na reunião com o presidente da Câmara, eles pediram apoio e entregaram um projeto e planilha de custos elaborados pelo engenheiro Luciano Mendes Pereira. Os Militares ressaltaram que a proposta de construção de um muro ao redor do pelotão não é apenas uma medida de precaução, mas sim um investimento no bem-estar e na integridade daqueles que se dedicam diariamente a servir e proteger a comunidade. Além de fortalecer o sentimento de pertencimento e segurança entre os membros da equipe.

Os Bombeiros defendem que, além da construção do muro, seja feita a pavimentação de cerca de 200 metros da estrada de terra que liga a sede do Pelotão ao Anel Rodoviário.  Eles dizem que a falta de pavimentação da via, além de dificultar a movimentação das viaturas nos deslocamentos para atendimentos, leva grande volume de poeira ao local sujando veículos, as instalações da sede e dificultando a manutenção de equipamentos já que, diante das condições de armazenamento e do excesso de poeira, a vida útil dos equipamentos é menor.

A ideia é que, havendo o apoio dos vereadores, no próximo ano os recursos sejam repassados ao Conselho de Segurança Pública e Integração Social de Ponte Nova (Consepis), que atuará na administração dos recursos e na gestão da execução da obra no Pelotão.

Dr. Wellerson se dispôs a apoiar o pleito em favor do Corpo de Bombeiros e se prontificou a levar o assunto em reunião com todos os vereadores a fim de definirem os melhores encaminhamentos para que os parlamentares possam contribuir com parte de suas Emendas Impositivas as melhorias na sede do Pelotão. Para ele, “o Pelotão de Corpo de Bombeiros de Ponte Nova merece todo o apoio da Câmara. Não é de hoje que vários vereadores apresentam demandas em busca de melhorias na estrutura física do Pelotão a fim de trazer um maior conforto e segurança aos militares que trabalham diuturnamente naquela Corporação”.

Emendas impositivas

As emendas parlamentares impositivas dizem respeito às previsões de despesas incluídas no orçamento do Município, de execução obrigatória por parte do Poder Executivo, decorrentes de sugestões de bancada ou de parlamentar.

O orçamento impositivo foi estabelecido, em Ponte Nova, por meio Emenda à Lei Orgânica nº 32, de 06/10/2022.

3º Pelotão de Bombeiros Militar

O 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Ponte Nova atende a 17 municípios (cerca de 170 mil habitantes), coordenando e executando ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe, contribuindo para o desenvolvimento da área de articulação. Só em 2023, foram mais de 3 mil ocorrências atendidas na área de abrangência do 3º Pelotão.