Audiência vai debater impactos em PN do rompimento da barragem da Samarco

por Imprensa — publicado 18/10/2019 18h00, última modificação 05/10/2020 15h02
Comunidade do Simplício, na Zona Rural de Ponte Nova, foi atingida pelos rejeitos da mineradora após colapso da estrutura, em novembro de 2015

A Câmara de Ponte Nova promove na próxima quinta-feira (24) uma audiência pública que coloca em pauta os atingidos, em Ponte Nova, pela lama do rompimento da barragem da Samarco em Mariana, ocorrido em novembro de 2015. O evento está agendado para às 18 horas no Plenário João Mayrink e é aberto ao público.

A audiência é uma solicitação da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Câmara de Ponte Nova. O objetivo é promover o debate sobre o assunto, buscar respostas para as demandas apresentas pelas famílias atingidas, além de ouvir representantes da empresa e da Fundação Renova a respeito dos encaminhamentos em curso.

Apesar da lama ter chegado até a comunidade Simplício, na zona rural de Ponte Nova, o município não é reconhecido oficialmente como atingido pelos rejeitos. Além do impacto direto, Ponte Nova também sente os efeitos indiretos da tragédia, uma vez que é o município polo da região e que recebeu as diversas demandas, como na saúde, dos municípios vizinhos atingidos (Barra Longa, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado). Ainda corre na Justiça a solicitação para o reconhecimento de Ponte Nova como atingida.

Durante a audiência pública, os interessados em se manifestar poderão inscrever-se. A reunião será transmitida ao vivo pelo site e Facebookda Câmara.