Atividades do Parlamento Jovem em PN acontecem virtualmente

por Imprensa — publicado 13/04/2020 14h35, última modificação 09/10/2020 15h35
Videoaulas e acompanhamento por aplicativo de mensagem dão andamento ao programa. Alunos interessados podem se inscrever para participar

As ações do Parlamento Jovem (PJ) 2020 estão acontecendo pela internet. Com a suspensão das atividades presenciais na Câmara, essa foi uma alternativa encontrada pela Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova e de mais de 60 municípios para dar continuidade as atividades.

lançamento do PJ em Ponte Nova aconteceu no dia 6 de março. Segundo o coordenador de Ensino da Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova, Ricardo de Melo, a primeira oficina do programa estava marcada para o dia 16 de março, mas a Câmara suspendeu as atividades presencias no dia 13, como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

Diante do distanciamento social, um grupo em um aplicativo de mensagens, criado antes da paralisação, passou a ser usado como meio de comunicação e divulgação das atividades do PJ entre os 29 alunos, além dos professores e coordenadores.

“O grupo tem sido alimentado com materiais disponibilizados pela Escola da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) divulgados pelas redes sociais e por grupos de coordenadores municipais do PJ. [...] A Câmara Municipal de Guaxupé se dispôs a contribuir com videoaulas que enriqueceram o trabalho realizado virtualmente. A Escola do Legislativo de Ponte Nova logo se prontificou a firmar a parceria com a Escola de Guaxupé, que fornece os vídeos semanalmente e o material de apoio”, explica Ricardo.

A primeira oficina ocorreu no último dia 6, sendo que inicialmente estão previstas um total de quatro oficinas online de formação política - A importância da Educação Política; Poder Legislativo; Papel do Vereador; Como é feita uma Lei. O material usado nas atividades também recebe as adaptações que o coordenador julgar necessárias para a realidade de Ponte Nova.

De acordo com o coordenador, a Escola do Legislativo de Ponte Nova também tem buscado informações relevantes que possam contribuir para a formação dos estudantes. Uma dessas informações diz respeito ao Estatuto do Município, de 1892, equivalente à Lei Orgânica, que já citava um artigo referente a preservação do Meio Ambiente em Ponte Nova – o tema do PJ em 2020 é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ainda dá tempo de participar

Ricardo reforça que os alunos do Ensino Médio das escolas participantes do PJ 2020 – Escola Estadual Caetano Marinho, Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna, Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira, Escola Estadual Senador Antônio Martins e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Ponte Nova – que não se inscreveram e têm vontade de fazer parte do programa ainda podem se inscrever.

Os interessados devem enviar e-mail para escoladolegislativo@pontenova.mg.leg.br ou entrar em contato pelo WhatsApp (31) 9 9524 6732.

Agradecimento

Na última quarta-feira (8), a Câmara de Ponte Nova encaminhou um ofício (nº 125/2020) à Câmara Municipal de Guaxupé para agradecer a disponibilização das videoaulas.