Aprovado PL que torna obrigatória a execução do Hino Nacional em escolas e eventos de Ponte Nova
A obrigatoriedade da execução do Hino Nacional Brasileiro em escolas públicas e privadas, bem como em abertura de eventos culturais, desportivos e institucionais realizados no município, foi aprovada, por unanimidade, na reunião plenária de 29 de setembro. O vereador Wellington Neim (PP) é quem assina o Projeto de Lei do Legislativo (PLL) nº 18/2025. Para entrar em vigor, o texto precisa ser sancionado pelo prefeito, Dr. Milton Irias (Avante).
Na Exposição de Motivos que acompanha o PLL, Neim ressalta que, ao longo dos anos, houve uma perda de identidade da sociedade com os símbolos nacionais, notadamente o Hino Nacional.
“A valorização do Hino Nacional e a sua reprodução obrigatória em unidades de ensino e também em eventos diversos, onde há, naturalmente um aglomerado maior de pessoas, notadamente mais jovens, torna-se ferramenta importante para difundir o conhecimento do Hino e sua importância para o Estado Brasileiro”, justifica Neim no PLL.
Antes de ser aprovada em plenário, a matéria foi analisada pelas Comissões de Finanças, Legislação e Justiça (CFLJ) e de Serviços Públicos Municipais (CSPM). Os dois grupos deram parecer favorável à proposta. Contudo, a CSPM sugeriu alterações no texto.
O vídeo da reunião plenária de 29 de setembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.