Animais grandes soltos em vias públicas pautam Requerimento à Prefeitura
A Câmara aguarda o envio de informações da Prefeitura sobre o recolhimento de animais de grande porte soltos nas vias do Município. O pedido de dados ao Executivo foi feito pelos vereadores Guilherme Belmiro (PT) e Gustavo de Fizica (MDB) por meio do Requerimento nº 50/2025, aprovado por unanimidade durante a Reunião Plenária dessa terça-feira (22).
“A gente sabe aí que as meninas lutam para os de pequeno porte, e eu vejo também como grandes animas têm sido soltos em vias, principalmente em asfalto, BR, em praças públicas. No bairro Pacheco mesmo, tem duas cabras que estão fazendo serviço de capina lá. Então, não tem recolhimento adequado. Eu quero saber, porque a gente tem que proteger eles também de alguma forma”, justificou o vereador Gustavo sobre o pedido de informações.
O vereador Guilherme Belmiro lembrou que os animais soltos geram transtornos e colocam a população em risco. “É importante esse Requerimento para que a gente possa saber dessas informações e que alguma providência seja tomada de fato para resguardar a segurança da população e também cuidar dos animais que estão soltos”, disse.
No Requerimento, os parlamentares perguntam ao Executivo se o Município dispõe de políticas públicas específicas para o recolhimento, além de quais são as ações efetivas adotadas para o manejo e a destinação desses animais. Eles também querem saber se existem profissionais capacitados e equipamentos adequados para o serviço.
Os vereadores ainda perguntam sobre a existência de convênios com entidades, abrigos ou propriedades rurais aptas a efetuar a guarda e o cuidado dos animais. Por fim, solicitam saber quais as medidas adotadas em relação aos proprietários dos animais.
O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações
O vídeo da Reunião Plenária de 22 de abril está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.