Ampliação da coleta de lixo na zona rural é pedida durante reunião da Câmara

por Divisão de Comunicação* — publicado 11/07/2022 17h45, última modificação 11/07/2022 17h45
Zé Osório (PSB) disse que, atualmente, a coleta é realizada apenas uma vez por mês, acarretando transtornos para os moradores
Ampliação da coleta de lixo na zona rural é pedida durante reunião da Câmara

Zé Osório (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 07/07/2022 | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova

O aumento da frequência da coleta de lixo na zona rural de Ponte Nova foi uma das demandas apresentadas pelo vereador Zé Osório (PSB) na Palavra Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (7). Segundo ele, a coleta acontece uma vez ao mês, gerando acúmulo de material que atrai animais e prejudica a saúde dos moradores.

“Hoje, a Prefeitura só faz coleta de lixo uma vez por mês na zona rural. Nós estamos solicitando que passa a fazer de 15 em 15 dias, justamente porque nós temos pessoas acamadas na zona rural, às vezes os lixos ficam lá por um mês juntando bicho, trazendo até perigo de risco de saúde”, salienta o vereador.

Transporte Público

O parlamentar também quer a ampliação dos horários dos coletivos que atendem a comunidade de Santa Helena. “Transporte público na comunidade da Santa Helena, pelo menos três vezes ao dia: de manhã, na hora do almoço e de tarde. [...] Nós vamos trabalhar para que a comunidade Santa Helena tenha o transporte público, porque realmente é sacrificante, é sofrido essa caminhada daquele asfalto até a comunidade Santa Helena”, avaliou o vereador.

Posto de saúde do Brito

O vereador Zé Osório disse que está em contato com a Prefeitura para buscar soluções para o atendimento da unidade de saúde da comunidade do Brito. Ele propôs que a comunidade de Morro Grande seja o local de instalação de um posto médico pois, geograficamente, é mais vantajoso para a região. “O Morro Grande seja o local de apoio de saúde na região ali. O Brito realmente está muito no final de todas as comunidades”, explicou o parlamentar.

Temporariamente, os moradores das comunidades rurais da região do Brito estão sendo atendidos no Posto de Atendimento Médico (PAM), no período da tarde. Entretanto, o ônibus que atende à localidade sai às 12 horas, dificultando o atendimento para a população que precisa do serviço.

“Estamos pedindo ao Lucas que, em dias de quarta-feira, que o transporte coletivo lá dos Três Tiros, no dia de quarta-feira ele sai daqui às 12h20, que ele possa em dias de quarta-feira, sair às 15 horas, para que dê tempo do pessoal vir consultar”, justificou.

Gentio

O vereador Zé Osório solicitou que a linha de ônibus que atende a comunidade de Sesmaria possa, durante duas vezes por semana, atender a comunidade do Gentio. “Que ela possa, duas vezes por semana, também ir até o Gentio, que é uma distância de menos de dois quilômetros para atender a comunidade do Gentio”, enfatiza o vereador.

Agradecimento

O parlamentar agradeceu à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMAM) pela capina realizada no Bairro Esplanada e cobrou a realização de operações tapa-buracos no local. “Estive, hoje, lá com a Marina e espero, mesmo de recesso, nós vamos estar cobrando. Precisamos revitalizar aquela pracinha da Zirezarte e terminarmos ela”, esclarece o parlamentar.

Ele aproveitou para pedir à Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) o tapa-buracos para o bairro, além da manutenção da escada da rua Zirezarte

Esclarecimentos

Zé Osório prestou esclarecimentos aos moradores das comunidades rurais Dioguinho, Santa Helena e Sesmaria quanto ao transporte escolar.  “A gente espera, agora, quando nós voltarmos em agosto – nós temos um prazo aí – para que as comunidades rurais possam ser atendidas e os alunos possam frequentar as aulas sem perder as aulas, porque realmente é prejuízo para eles”.

Recesso Parlamentar

Zé Osório disse que mesmo sem a realização das Reuniões Plenárias durante o recesso parlamentar de julho, está aberto para ouvir as demandas da população. “Embora a Câmara não terá reuniões, mas nós que vamos estar aí sempre presentes na comunidade. Estamos à disposição, mesmo nesse tempo de recesso, nós estaremos à disposição aí para o que precisar da gente”.

O vídeo da participação do vereador Zé Osório está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.