Alunos da Escola do Legislativo visitam a ALMG

por Divisão de Comunicação* — publicado 20/12/2023 17h55, última modificação 29/12/2023 17h54
22 alunos da Escola do Legislativo visitaram a ALMG acompanhados de servidores da Câmara. Na ocasião, os estudantes puderam aprender sobre a política mineira e o funcionamento da Instituição
Alunos da Escola do Legislativo visitam a ALMG

Participantes da Escola do Legislativo na Praça da Assembleia

Participantes do Parlamento Jovem (PJ) de 2023 visitaram a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no último dia 13. Na ocasião, estiveram presentes 22 alunos acompanhados pela coordenadora-geral da Escola do Legislativo (EL), Mariana Moreira dos Santos; a chefe da divisão administrativa, Kamila Monteiro Magalhães; a assessora político-institucional, Carolina Fabião da Silva; e o agente administrativo, Cleverson Aparecido Garcia Lara. 

Na última atividade do PJ no ano, os alunos foram recebidos por membros da EL da ALMG para que conhecessem os espaços da Instituição e o trabalho realizado pelos deputados. No mesmo dia, os alunos participaram da reunião da Comissão de Cultura da ALMG em que foi prestada uma homenagem a um senhor de 78 anos como exemplo de superação que concluiu a graduação. 

Ainda durante a reunião da Comissão, o estudante da EL de Ponte Nova, Mateus Silva Damasceno, realizou uma breve fala sobre sua participação e trajetória no PJ e sobre a importância da educação para a vida das pessoas. 

No final da visita, os estudantes conheceram o Memorial da ALMG, o que possibilitou, de uma forma lúdica e interativa, aprofundarem o aprendizado sobre a história da Instituição e da política mineira. 

Parlamento Jovem

O PJ de Minas é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio, promovido pela ALMG em parceria com Câmaras Municipais e com apoio da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas. Em 2023, o PJ Minas realizou a 19ª edição, com aproximadamente 150 Câmaras Municipais parceiras.

 Neste ano, 11 instituições de ensino aderiram ao PJ Ponte Nova, o maior número para uma edição: escolas estaduais Caetano Marinho, Cantídio Drumond, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Antônio Coelho, Professor Raimundo Martiniano Ferreira e Antônio Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ponte Nova, Instituto Montessori, Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Cemap – Apogeu; e o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec) Professora Vera Parentoni.

A cada ano, os professores, vereadores e/ou servidores das câmaras municipais que atuam como coordenadores do Projeto estudam e discutem o tema com os alunos. Este ano, o tema foi “Jovem e Mercado de Trabalho”. Para 2024, o tema será “Melhorias no ensino escolar”.

Nas oficinas, geralmente são convidados especialistas para falarem aos estudantes. Os coordenadores procuram estimular e acompanhar o crescimento desses jovens, em termos de consciência sobre a política e sobre o protagonismo que eles mesmos podem exercer.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação