Alto índice de queimadas em Ponte Nova preocupa vereador

por Divisão de Comunicação* — publicado 11/08/2022 17h40, última modificação 11/08/2022 17h40
André Pessata (PODEMOS) disse que há mais de cinco anos que cobra providências quanto a esse problema
Alto índice de queimadas em Ponte Nova preocupa vereador

André Pessata (PODEMOS) durante o uso da Palavra Livre do dia 08/08/2022

O grande número de queimadas foi abordado pelo vereador André Pessata (PODEMOS) durante o uso da Palavra Livre na Reunião Plenária de segunda-feira (8). Ele citou diversos pontos em que foram registradas chamas, como próximo aos bairros Cidade da Serra, São Geraldo, Primavera, Santa Tereza e Vila Oliveira. O parlamentar também enfatizou que há mais de cinco anos cobra providências quanto a esse problema.

“Quem estava aqui na cidade ontem à tarde, viu fumaça pra todo lado. [...] Eu estou nessa casa há mais de cinco anos. Cinco anos cobrando providências quanto aos incêndios. Sabemos que uma área dessa danificada vai demorar para recuperar a vegetação ali naquele lugar. Trazendo assim as chuvas, erosão e várias complicações cá pra dentro do bairro”, reforça o vereador.

André Pessata salientou que a Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) já atuou para prevenir o problema na área verde do bairro São Geraldo. “Nós já tínhamos ido lá com a Comissão do Meio Ambiente. Área de preservação ambiental, onde foram plantadas árvores. [...] E agora passo ontem novamente e a área de São Geraldo continua queimada”, enfatiza o parlamentar.

Cronograma de patrolamento

O descumprimento do cronograma de execução do patrolamento das estradas rurais em 2021 foi criticado por André Pessata. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU) até vai aos locais para realizar serviços paliativos, mas não completa a obra. O vereador definiu a atitude como injusta.

“Fiz aí uma indicação fazendo cobrança a SEDRU que conclua primeiro o cronograma. Eu acho uma injustiça o que está acontecendo na nossa cidade esses dias. Pegaram as regiões principais que está precisando e, ano passado, estradas que foram patroladas em 2021, tão sendo patroladas de novo. Enquanto que não concluiu o cronograma de 2021”, observa o vereador.

Além disso, o vereador disse que são inúmeros os locais que estão aguardando o patrolamento.

“Nós temos aqui a fazenda do Resende, que desde 2020 não recebeu serviço de patrolamento. [...] Temos algumas estradas rurais que estão faltando ainda. [...] Nós temos aqui a Estiva, Ranchador, Boa Sorte, Funil (na divisa com Oratórios) e temos o Bom Será também que estamos esperando”, exemplifica o parlamentar.

O vídeo da participação do vereador André Pessata está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.