Administração do SAMMDU é criticada por vereador

por Divisão de Comunicação* — publicado 28/10/2022 17h59, última modificação 28/10/2022 17h59
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) disse que o funcionamento da unidade está péssimo e precisa de mais atenção do município
Administração do SAMMDU é criticada por vereador

Dr. Wellerson Mayrink (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 24/10/2022

Durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (24), no uso da Palavra Livre, o vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) criticou a atual gestão municipal em relação à saúde pública. Segundo ele, a qualidade do funcionamento do Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (SAMMDU) está péssima.

“Eu, como médico, tem 26 anos e uns quatro meses que eu estou nessa unidade. Eu sou o médico mais antigo nessa unidade, efetivo, da Prefeitura de Ponte Nova e posso falar com vocês que a qualidade lá, de funcionamento está péssima”, enfatiza o vereador.

Dr. Wellerson Mayrink ainda disse que, caso o SAMMDU fosse vistoriado pela Secretaria Estadual de Saúde, teria funcionamento proibido.

“Particularmente, se a unidade tivesse uma visita da Vigilância Estadual da Secretaria Estadual de Saúde, essa unidade estaria fechada. [...] Você atende o paciente com a parede cheia de mofo, você atende criança com a parede cheia de mofo”, ressalta o parlamentar.

Crítica

A falta de organização e administração quanto ao SAMMDU foi criticada por Dr. Wellerson Mayrink. Segundo ele, a Câmara já aprovou projetos com destinação de recursos, entretanto o Executivo não realizou os repasses necessários para a unidade.

“Particularmente, eu fico indignado com isso. Porque o SAMMDU, hoje, com todo dinheiro que tem de superávit, todo dinheiro que tem da saúde, já entrou nessa Prefeitura, e ela continua sem gestão e sem administração. Porque SAMMDU falta médico, SAMMDU falta remédio, SAMMDU não tem uma ambulância adequada para buscar nenhum paciente”, reforça o vereador.

Falta de recursos

O vereador disse que durante a pandemia da covid-19 os Hospitais Arnaldo Gavazza e Nossa Senhora das Dores receberam recursos, entretanto o SAMMDU não foi contemplado, mesmo também realizando o atendimento. “O SAMMDU foi uma unidade que atendia covid e o SAMMDU não recebeu nada gente é uma indignação muito grande”, explica o parlamentar.

A precarização do trabalho dos funcionários, que acarreta em negligência com os pacientes, também foi criticada pelo vereador. Segundo ele, no decorrer dessa semana recebeu fotos de mães que aguardavam o atendimento de crianças expostas ao sol.

“Levaram as crianças para ser atendidas no setor de pediatria, que é do lado ali da padaria do Triângulo, as crianças estavam no sol, no sol do meio-dia, uma hora da tarde. As crianças com febre 39, crianças com diarreia. E as mães na fila, perante o sol, para tirar fichas para a pediatria”, salienta o vereador.

Visita

O vereador pediu que a secretária de Saúde, Érika Aparecida de Oliveira, visite as unidades de saúde para que seja possível enxergar de perto quais são as demandas mais urgentes da população.

“Eu gostaria muito que a secretária saísse lá do palácio, saísse lá do trono dela e fizesse visitas às unidades de saúde. Vai visitar o PSF, vai visitar o SAMMDU, vai visitar o asilo, policlínica. Porque é muito fácil administrar sentado. Agora, um gestor, ele tem que andar, ele tem que sentir o que está acontecendo”, explica o parlamentar.

Recursos

O parlamentar questionou a destinação de recursos para o SAMMDU e pediu investimentos no serviço. “Com mais dinheiro que está falando nessa casa aqui, [...] foram 34 milhões que nós já liberamos. Pera aí, mas o prefeito é da saúde. Não vai fazer nada para a saúde. O fato de repassar dinheiro para o hospital não quer dizer que está fazendo nada pra saúde não, que o hospital não é municipal. Os hospitais são filantrópicos. O SAMMDU é municipal, a policlínica que era pra ser inaugurada, não foi. Então se não tem a policlínica, investe então no SAMMDU”, salienta o vereador.

Ambulâncias

O número e a qualidade das ambulâncias destinadas ao atendimento de pacientes do SAMMDU também foram criticados pelo vereador.

“Lá são duas ambulâncias, por incrível que pareça, [...] aqui tem SAMU, tem Corpo de Bombeiros, mas por incrível que pareça a ambulância do SAMMDU continua trabalhando do mesmo jeito. Na hora que você precisa da ambulância, saiu para socorrer”, reforça o vereador.

O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.