Ações para a causa animal são destacadas pelo vereador Leo Moreira

por Imprensa — publicado 07/07/2020 17h59, última modificação 07/07/2020 17h59
O vereador falou na Palavra Livre sobre os trabalhos do mandato em relação ao tema

Durante a Palavra Livre da reunião extraordinária por videoconferência dessa segunda-feira (6), o vereador Leo Moreira (Republicanos) fez um balanço das ações do mandato sobre a causa animal. Ele disse que desde 2013 já cobrava da administração municipal melhorias para os serviços relacionados ao assunto.

“Além de propor iniciativas, como foi de nossa autoria a Lei 4193, que dispõe sobre o manejo e controle de zoonoses em Ponte Nova, nós acompanhamos praticamente mensalmente o trabalho que é realizado no canil municipal, um serviço terceirizado ao custo de quase 50 mil reais por mês. Também trabalhamos juntos aos deputados e as protetoras de causa animal de nossa cidade, trazendo recursos para o nosso município”, disse.

O parlamentar lembrou que, na semana passada, a Prefeitura de Ponte Nova anunciou um convênio para realização de mil castrações, com recursos de 100 mil reais provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Osvaldo Lopes. Entretanto, Leo destacou que em 2019 o valor foi anunciado por ele para a mesma finalidade, por meio de emenda parlamentar do deputado Fred Costa, mas o recurso foi usado para outra demanda na área da saúde.

“Nós lamentamos que isso vem acontecer somente após três anos e meio de administração. Nós tivemos aqui colegas que batalharam pelo castramóvel, eu fiz inúmeras solicitações, pedidos, as cuidadoras se mobilizaram para trazer, inclusive, a castração privada para animais domésticos”, relembrou.

Ainda falando sobre o assunto, o vereador comentou o PLL (Projeto de Lei do Legislativo) 10/2020, iniciativa dele e dos vereadores Chico Fanica (PSB) e Aninha de Fizica (PSB). “É um projeto para criar um Conselho de Proteção Animal vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e vinculado também à Secretaria de Meio Ambiente. [...] É necessário ter a participação popular para garantir que essa pauta seja discutida, implementada, melhorada do ponto de vista da saúde pública e do ponto de vista do bem-estar dos animais”, explicou.

Leo Moreira também falou das expectativas sobre o PLL. “É um conselho que eu espero que seja capacitado e formado por pessoas que gostem dos animais, que valorizem a causa animal e, principalmente, que entendam que a proteção animal é uma questão de saúde pública”. O vereador aproveitou para enaltecer o trabalho de voluntários que lutam pela causa no município. Ele lembrou ainda que neste período de pandemia os casos de abandono de animais aumentaram.

O vídeo na íntegra da participação do vereador Leo Moreira na Palavra Livre está disponível no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.