Ação de educação política é feita com jovens do Ensino Médio em visita a Câmara

por Divisão de Comunicação* — publicado 05/04/2022 18h08, última modificação 05/04/2022 18h08
A visita a casa legislativa contou com a participação de cerca de 60 jovens da Escola Nossa Senhora Auxiliadora
Ação de educação política é feita com jovens do Ensino Médio em visita a Câmara

Estudantes no plenário da Câmara | Imagem: Mateus Dias/Câmara de Ponte Nova

Nos dias 14 e 21 de março, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Nossa Senhora Auxiliadora visitaram a Câmara Municipal de Ponte Nova acompanhados da coordenadora do Ensino Médio, Paula Costa de Carvalho, e do professor de História e Sociologia, Gabriel Monteiro de Souza. A visita faz parte das ações de educação política da Escola do Legislativo da Câmara.

Os visitantes foram recebidos pelo Agente Administrativo Educacional e Coordenador de Ensino da Escola do Legislativo, Ricardo de Melo Costa Júnior. Os quase 60 alunos puderam entender sobre os três poderes e suas funcionalidades e importâncias, bem como o papel do Poder Legislativo Municipal e como ele se liga à democracia. Além disso, também foi abordado sobre a importância dos debates e das trocas de ideias no processo legislativo municipal.

Todos os jovens receberam a cartilha O Poder Legislativo, que conta a história da Câmara Municipal de Ponte Nova por meio de uma linha do tempo num formato que facilita o entendimento. Há, ainda, fotos dos vereadores da atual legislatura e de ex-presidentes da Câmara, links para banco de dados com informações sobre todas as 36 legislaturas desde 1863, um quiz sobre a história de Ponte Nova e muitas outras informações.

Os encontros contaram com a presença do presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB). O vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) participou no primeiro dia. Durante as visitas, a assessora da Divisão Técnica Legislativa da Câmara, Cássia Niquini, abordou sobre o processo legislativo municipal.

A ação da escola do legislativo é aberta à participação de todas as escolas do município. As instituições interessadas em visitar a Câmara devem procurar a Escola do Legislativo pelo telefone (31) 3819-3288 ou pelo e-mail escoladolegislativo@pontenova.mg.leg.br.

*Texto redigido pela estagiária Nara Rozado sob a supervisão da Divisão de Comunicação