Abrigos de ônibus e revitalização da Central são alguns dos assuntos abordados pelo vereador Leo Moreira na Palavra Livre

por Imprensa — publicado 22/02/2018 15h30, última modificação 31/08/2020 14h24
O vereador do PSB ainda comentou resposta do deputado Marcelo Aro (PHS) sobre convênios do município com o Governo Federal e reiterou indicação sobre limpeza urbana

Em seu pronunciamento na Palavra Livre da reunião plenária de 19 de fevereiro, o presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira (PSB) reforçou indicação para a comunidade do Rezende quanto à instalação de um ponto de ônibus próximo à Santinha, pois as pessoas que utilizam o transporte público ficam expostas ao sol ou chuva. Leo destacou que, na administração passada, foram instalados alguns pontos em locais específicos da cidade e disse que irá encaminhar à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico um modelo de baixo custo e resolutividade já utilizado em outros municípios.

Central
Em seguida, Leo fez um agradecimento às empresas Pontilhão Madeiras de Ferragens e Jomadi pela doação de madeira para revitalização de um vagão das antigas locomotivas na Central. “A parceria e o apoio destas empresas vai possibilitar ao IFMG e a cidade, manter viva parte da história daquele local já que os vagões contribuíram muito para o desenvolvimento de Ponte Nova no transporte de cargas e também de pessoas”, destacou o vereador.
A revitalização se soma ao marco histórico com a inauguração da sede própria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMG), na Praça José Emiliano Dias, antiga Estação da Central. Leo Moreira salientou as mudanças que estão sendo feitas na área da Central, inclusive a construção do CEU das Artes e as intervenções que a Prefeitura irá fazer no Hotel Glória e entorno.
Respostas
Também foi ponto da fala do vereador Leo, a resposta do deputado federal Marcelo Aro (PHS) a sua indicação feita em novembro de 2017 na qual solicitou sua intervenção junto ao Governo Federal pela disponibilização de recursos para o pagamento dos convênios 32438/2014 e 50589/2014, respectivamente, referentes às obras a serem realizadas no bairro Ana Florência (ruas Orlando Geraldo e da Tábua) e na construção do CEU das Artes no município.
O deputado informou que está acompanhando o trâmite da solicitação para que, o quanto antes, Ponte Nova consiga apoio do qual necessita e que encaminhou a solicitação ao Ministro de Estado das Cidades, Alexandre Baldy de Sant’Anna Braga, reforçando o atendimento ao município.
Limpeza urbana
Leo Moreira ainda comentou sua indicação protocolada requerendo do Executivo, no prazo máximo de 15 dias, informações sobre serviços de limpeza urbana, tais como: valor arrecadado com a taxa de limpeza em 2017, custeio do serviço, descrição das equipes e servidores efetivos e contratados.
Essa transferência acontece em concordância com a Política de Saneamento Básico de Ponte Nova, aprovada em 2015. O vereador Leo salientou que é contra qualquer aumento sobre o valor cobrado atualmente.
Sedru
E à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru), o vereador Leo solicitou cascalhamento e patrolamento da estrada para a comunidade de Ribeirão Mata Cães o que irá possibilitar melhorias de acesso à saúde, educação e outros serviços.