“Se nada for feito, estaremos muito próximos da extinção”, diz presidente da APA sobre o Dia Mundial da Água

por Imprensa — publicado 24/03/2020 14h50, última modificação 09/10/2020 15h03
22 de março é o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU, e foi um dos assuntos abordados pelo presidente da APA, Geraldo Magela da Luz, na Tribuna Livre

Para falar sobre o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, o presidente da Associação de Proteção Ambiental de Ponte Nova (APA), Geraldo Magela da Luz, participou da Tribuna Livre da reunião plenária da última quinta-feira (19).

O presidente falou sobre a associação, comentou sobre os objetivos dela e citou uma parceria com uma empresa imobiliária do município para recolhimento de óleo de cozinha usado.

Geraldo lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou, em 1992, a Declaração Universal dos Direitos da Água. No ano seguinte a entidade também instituiu o Dia Mundial da Água. A Declaração é composta por 10 artigos, que foram lidos pelo presidente na tribuna, são eles:

1.    A água faz parte do patrimônio do planeta;

2.    A água é a seiva do nosso planeta;

3.    Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4.    O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5.    A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6.    A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7.    A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8.    A utilização da água implica respeito à lei;

9.    A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

“Do artigo 4 podemos extrair um leque de dúvidas e interrogações quanto ao destino da humanidade, uma vez que a passos gigantescos estamos tornando este artigo impraticável, não só na comunidade, no município, nos estados e no país, mas em todo o planeta”, disse Geraldo.

Ele defendeu que o Dia Mundial da Água deve servir de reflexão a respeito da importância da preservação do recurso. O presidente destacou dados mundiais sobre a grande diferença de acesso à água: um a cada três pessoas no mundo não possuem acesso à água potável e três bilhões de pessoas não possuem instalações básicas para lavar as mãos de forma adequada.

“Esse quadro é preocupante, pois está relacionado a uma série de doenças, além do fato de que o hábito de lavar as mãos pode prevenir várias enfermidades, ressaltando agora o tão discutido assunto que é a pandemia instalada no planeta, coronavírus, já confirmado como sendo a melhor e mais eficiente forma de prevenção”, ressaltou.

“Se nada for feito, estaremos muito próximos da extinção. [...] água é fonte da vida”, disse o presidente ao encerrar a participação na tribuna.

Após a fala de Geraldo, os vereadores comentaram o assunto.

A participação do presidente da APA Geraldo Magela da Luz na Tribuna Livre da última quinta-feira (19) está disponível, na íntegra, no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.