‘Parlamento Jovem’ define foto que representará Ponte Nova em competição estadual

por Mateus Pires publicado 15/07/2022 16h59, última modificação 15/07/2022 16h59
Os participantes do PJ escolheram a imagem de autoria da Agna Carvalho; saiba como ajudar o município a vencer a disputa

A fotografia escolhida foi feita pela estudante Agna Carvalho

O céu em degradê de cores do entardecer de inverno sobre o Centro Histórico de Ponte Nova, o contraste com a silhueta das construções e a Igreja Matriz de São Sebastião em destaque compõem o cenário da fotografia escolhida pela maioria dos participantes do Parlamento Jovem (PJ) para representar o município na campanha #ComoVejoAMinhaCidade.

A competição fotográfica reunirá cliques dos integrantes do programa em todo o estado e terá como vencedor o post que conseguir mais curtidas nas redes sociais do PJ.

A autora da foto que levará Ponte Nova para a disputa mineira é a aluna da Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna, Agna Carvalho. Além da imagem, a competição também levará em consideração o texto explicativo sobre a foto que também foi redigido pela participante.

“Às vezes, são necessários um lugar e um fim de tarde para nos sentirmos bem. Temos que aprender a aproveitar nossa própria companhia, pois assim nunca nos sentiremos sozinhos. Escolhi esta foto por conta da vista, mas também por conta da leveza, da calma e da paz que ela desperta em mim. Ela fora fotografada da Câmara Municipal de Ponte Nova, é um ponto positivo da cidade, tem uma bela vista e um fim de tarde lá vale a pena ser assistido. Esse é o meu ponto favorito da cidade, e escolhi ele para incentivar a ti a ter o seu cantinho onde poderá apreciar a si mesmo”, escreveu Agna.

A votação da representante municipal foi encerrada nessa segunda-feira (11) e teve duas fotografias concorrentes. A outra imagem e o outro texto que concorreram a disputa são de autoria do integrante do PJ, Nelson Ferreira Neto, também aluno da Escola Estadual Professor Antônio Gonçalves Lanna.

Ele registrou uma folha de uma árvore com um furo em formato de coração e explicou: “o motivo de ter escolhido essa foto, é por conta de eu ter tirado ela num dia bastante ruim. Saindo da escola, vi essa tamanha beleza sendo uma planta com um formato de coração, um acontecimento bastante raro, sendo algo que por conta disso tirei pela primeira vez, sendo o coração algo que pode ser estabelecido em vários termos, no amor, na felicidade. O coração é algo presente em tudo da saúde mental, como ter amor próprio, sendo o coração nessa folha representada, além de até nos piores dias podemos achar beleza como achei quando vi essa folha. E como posso falar: em épocas sombrias, você tem que dar esperança a si mesmo. Esse é o significado da força interior”.

Durante a Plenária Municipal do PJ realizada nessa quinta-feira (14), os dois integrantes receberam brindes pela participação na campanha.

A campanha

A competição #ComoVejoAMinhaCidade é desenvolvida todos os anos pelo PJ de Minas em todo o estado. Levando em consideração a temática do programa em cada edição (em 2022 o tema é “saúde mental do jovem”), os participantes são estimulados a retratarem cenas e produzirem legendas que ilustrem o assunto debatido em atividades ao longo dos meses.

Cada município participante define a imagem e o texto para a competição. Vence o conjunto que obtiver o maior número de curtidas nas redes sociais, conforme o regulamento disponível no site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Neste ano, a etapa de mobilização para as curtidas terá fim em 10/08/2022, às 15 horas. É preciso ficar atento às redes sociais da Câmara e do PJ para contribuir com a disputa.

O PJ

O PJ de Minas Gerais é um programa de formação política de estudantes do ensino médio que proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual.

A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, oficinas, debates e deliberações que permitem a vivência e o aprofundamento do tema.

O programa é promovido pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras Municipais e a PUC Minas. Em 2022, chega à 19º edição em MG e a sexta em Ponte Nova.

As atividades são desenvolvidas em etapas municipais, regionais e a estadual, realizada em Belo Horizonte, quando ocorre a conclusão dos trabalhos. Tudo fica registrado na página do PJ Minas no Portal da Assembleia Legislativa, nas redes sociais do PJ Minas e da Câmara de Ponte Nova (Facebook, Instagram e YouTube). No site da Câmara também está disponível o calendário das atividades.

Polo coordenado por Ponte Nova

A partir deste ano, a Escola do Legislativo de Ponte Nova coordena o novo Polo Vale do Piranga, composto também por Mariana, Oratórios, Piedade de Ponte Nova e Urucânia. Antes, Ponte Nova fazia parte do Polo Caparaó, que em 2020 passou a ser denominado de Zona da Mata III.

Aderiram ao PJ 2022 as escolas estaduais Senador Antônio Martins, Caetano Marinho, Professor Antônio Gonçalves Lanna, Raymundo Martiniano Ferreira, o Instituto Montessori, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Ponte Nova (IFMG – Campus Ponte Nova) e a Escola Nossa Senhora Auxiliadora.