Alunas e professora falam sobre democracia participativa e metas dos ODS da ONU em Ponte Nova

por Rachel Monteiro publicado 06/11/2025 18h03, última modificação 06/11/2025 18h03
As alunas Yasmin dos Santos Sousa e Larissa Keren Brum Avelar e a professora Cristhiane Sanguedo, do 3º ano do Ensino Médio do Polivalente, participaram da Tribuna Livre da reunião plenária dessa quinta-feira (23)

Democracia participativa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) foram um dos assuntos tratados na Tribuna Livre da reunião plenária de 23 de outubro. As alunas Yasmin dos Santos Sousa e Larissa Keren Brum Avelar e a professora de Ciências Criativas Cristhiane Costa Velasco Sanguedo, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Raymundo Martiniano Ferreira (Polivalente), falaram sobre o tema.

Cristhiane Sanguedo explicou que os Objetivos foram criados pela ONU, em 2015, acordado entre 193 países, incluindo o Brasil, para tratar de 17 temas como pobreza, sociedade civil, alteração climática, entre outros. “E eles estabeleceram algumas metas a serem cumpridas até o ano de 2030. Mas 2030 já é daqui a quatro anos e essas metas não estão sendo cumpridas, inclusive pelo município de Ponte Nova”.

A aluna Yasmin Sousa apresentou com gráficos o resultado de uma pesquisa feita pela turma referente aos ODS em Ponte Nova e citou como exemplo três temas que o município precisa melhorar: indústria, inovação e infraestrutura; igualdade de gênero; e meios de implementação e parcerias. Ela também destacou temas positivos: consumo e produções responsáveis; energia acessível e limpa; e cidades e comunidades sustentáveis.

Larissa Avelar, a outra estudante que falou na Tribuna, abordou sobre democracia participativa e o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), que integra fatores sociais, econômicos e ambientais.

Ela destacou que o objetivo do PCS é que os municípios assinem a carta-compromisso com diretrizes alinhadas aos ODS, incentivando a adoção de políticas públicas sustentáveis e participativas. “Essa carta pode ser assinada tanto por prefeitos quanto por candidatos durante as eleições, como uma forma de demonstrar o compromisso com o desenvolvimento sustentável”. Larissa pontuou que, caso Ponte Nova assine, o município se tornará referência e exemplo de compromisso com o futuro.

Ao final da explanação, as participantes agradeceram a oportunidade e se colocaram à disposição para colaborar com informações, estudos ou apoio técnico “para que o município possa aderir ao programa e dar um passo importante rumo a um futuro mais sustentável”.

Os vereadores agradeceram a presença delas, elogiaram a abordagem do tema e parabenizaram o trabalho das alunas e da escola. Ainda destacaram a importância de a temática ser colocada em prática no município.

Tribuna Livre

A tribuna livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico.

O vídeo da reunião plenária de 23 de outubro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: