Notícias

Ocupação da Casa da Memória por secretaria municipal gera indicação do vereador Hermano

15/06/2018 11:51

 A Casa da Memória, localizada no Centro Histórico, voltou a ser tema de indicação do vereador Hermano (PT) na reunião de 11 de junho. Ele solicitou ao Executivo, por meio de indicação protocolada que, no prazo máximo de 15 dias, envie cópia do projeto de ocupação do imóvel que, recentemente, passou a abrigar a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

“Já fiz várias indicações relacionadas à Cultura”, disse Hermano destacando o CEU das Artes, o ICMS Cultural, o edital de Financiamento à Cultura e a própria Casa da Memória quando em abril solicitou informações sobre a previsão de inauguração e de aquisição de equipamentos e mobiliário para o local que estava em reforma. Em 3 de maio, recebeu a resposta de que as aquisições estavam em fase de licitação e que seria necessária uma terceira fase da obra.
Hermano também comentou a forma como se deu a nomeação da secretária de Educação Fernanda Ribeiro para ocupar também a pasta Cultura ressaltando que a indicação ocorreu em uma reunião com representantes culturais da cidade com o objetivo de buscar um nome para a pasta, antes ocupada por Daniel Delvaux, e que, respeitando a opinião dos presentes, deu-se a nomeação de Fernanda. “A gente não sabe como isso foi conduzido. É claro que é iniciativa/prerrogativa do prefeito (...). Mas pergunto: e o Conselho que trata da política de cultura no município? Ele estava presente? Tem participado destas decisões?”, questionou Hermano citando que, em pesquisa nas redes sociais do Executivo, não encontrou as atas que, por lei, devem ser disponibilizadas. “É uma pasta que está deixando a desejar”, completou Hermano, alertando para a proposta de uma audiência popular para discutir o assunto.
As vereadoras Fiota (PEN) e Aninha de Fizica (PSB) comentaram a eficiência e o comprometimento da secretária Fernanda Ribeiro com a Educação e sua indicação para a pasta da Cultura, ressaltando que a reunião teve caráter participativo assim como as próximas que se realizarão e que a cultura do município está bem representada. “É isso que a cidade e os agentes culturais esperam”, disse Hermano registrando que a crítica se faz à pasta de Cultura no decorrer de um ano e meio de mandato, porém, alertando para o acúmulo de funções que têm sido motivos de contestações. 
Obras
Juntamente com os vereadores Chico Fanica (REDE) e Sérgio Ferrugem (PRB), Hermano requereu ao Executivo, informações sobre qual a data prevista para que sejam tomadas providências quanto à poda de árvores nas praças Estrela Dalva e Efigênia Crispim no bairro São Pedro, assim como quando será feita a recomposição das lâmpadas desta última e se há possibilidade de executar seu recuo, conforme já solicitado ao gestor, atendendo a reivindicações dos moradores do entorno.
Sobre os pedidos referentes ao bairro de Fátima, os vereadores solicitaram informações sobre a possibilidade de se determinar mão única na rua Paulo Gomes e de se colocar redutores de velocidade na rua Santa Efigênia.
Com o vereador Machadinho (AVANTE), Hermano encaminhou indicação para que seja feita avaliação para retirada de placa “Proibido Estacionar” na Rua Pedro Nunes Pinheiro próximo ao nº 250, na Vila Oliveira. A solicitação é para que seja feito um recuo de 10 metros da placa após a avaliação.
Para a mesma rua, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da qual Hermano faz parte juntamente com os vereadores Machadinho e André Pessata (PSC) solicitou informações sobre a realização de vistoria do imóvel nº 243 para que se proceda o corte de duas árvores. Os moradores apontam que as árvores colocam em risco a segurança da família e comprometem as residências vizinhas e que a situação se agrava em períodos chuvosos e com ventania.
 

Vereador Hermano (PT)

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais