Notícias

Câmara Itinerante é realizada na comunidade do Cedro

11/06/2018 15:24

 Moradores do Cedro, Ranchos Novos, Nogueira, Santo Antônio e região receberam, no domingo, 10 de junho, o Projeto “Câmara Itinerante”. A reunião plenária do Legislativo aconteceu na praça da Igreja com a presença de autoridades municipais e de cidadãos e cidadãs interessados em discutir, por meio do diálogo e da transparência, o atual cenário político do município, os projetos e as expectativas.

Como nas edições anteriores, a Câmara Itinerante no Cedro contou com uma estrutura que reproduziu o plenário João Mayrink. Também foi realizado o cadastramento dos interessados que passarão a receber as programações das reuniões e convites para eventos promovidos pela Câmara. Nas tendas da Escola do Legislativo “Vereador José Mauro Raimundi” e da “Transparência” servidores prestaram esclarecimentos sobre o processo Legislativo e distribuíram as cartilhas “O Poder Legislativo” e “O Poder Legislativo na Escola”. Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também deram suporte durante toda a reunião.
Compuseram a Mesa, o presidente da Câmara, Leo Moreira (PHS), o vice-presidente Montanha (MDB), o secretário José Osório (AVANTE) e o prefeito Wagner Mol (PSB). Vereadores, secretários municipais e moradores do Cedro e região acompanharam a reunião.
Aberta a sessão, o presidente Leo Moreira encaminhou às Comissões Temáticas da Câmara, os Projetos de Lei Complementares (PLC) nº 3.600/2018, de iniciativa da Prefeitura, que altera a Lei Municipal nº 4.088/2016, que institui o Código Municipal de Meio Ambiente e nº 5/2018, de sua iniciativa, que altera a Lei Complementar nº 3.027/2007 (Código de Posturas), para dispor sobre a restrição à circulação em vilas, ruas sem saída e ruas sem impacto no trânsito local. Ainda foi encaminhado às Comissões, o Projeto de Lei (PL) nº 10/2018, de autoria do vereador Hermano (PT) que denomina de Rua Maria da Conceição de Oliveira Santos a antiga Rua E do bairro Palmeirense. Os projetos estão disponíveis, na íntegra, no portal pontenova.mg.leg.br/ProcessosLegislativos.
Tribuna Livre
Na Tribuna Livre, a extensionista agropecuária da Emater, Graciela Pires Lazarini falou sobre o Projeto de Sub-Bacias (Rio Vivo) que é uma ação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga (CBH – PIRANGA). Graciela apontou que, no município há dois projetos em andamento: um na comunidade do Cedro e outro na sub-bacia do Manoel Lucas. Ressaltou que, em nenhum momento, a Emater alimentou a esperança de execução rápida do projeto. “A fase é de diagnóstico”, disse Graciela acrescentando que quem puder construir as bacias, a Emater está à disposição para fazer a marcação e dar as orientações.
Em seguida, foi a vez do presidente da Associação Comunitária Rural do Cedro (ASSCEDRO), Gladiston Teixeira Vieira apresentar reivindicações e fazer agradecimentos pelas melhorias conquistadas, principalmente, com referência à estrada de acesso à comunidade que foi patrolada permitindo o tráfego seguro. Entre as demandas, destacou a estrada do cemitério. “Não é necessária uma estrada para ir de carro lá em cima, basta um acesso (...), pediu Gladiston. Ele também comentou sobre a falta d’água no Cedro e a sugestão de construção de poço artesiano comunitário até que se resolva o problema e, com relação ao lazer, solicitou melhorias na pracinha da comunidade que é a única área para a realização de eventos.
Muitas pessoas participaram, pela primeira vez, de uma reunião da Câmara e puderam conhecer mais sobre o funcionamento do Legislativo. Os cidadãos e cidadãs, a seguir, participaram da Tribuna Livre, apresentando propostas e cobrando ações do governo municipal para a comunidade do Cedro e região referentes a educação, saúde, lazer, conservação das estradas rurais, meio ambiente e outras.
*Elisângela Aparecida Batista – moradora do Cedro – “Monitoria no transporte escolar”;
*Carlos Henrique de Oliveira – morador de Ponte Nova – “Estradas rurais e postos de saúde”;
*Talita Valentim – moradora de Ponte Nova – “Reivindicações para as UBSs”.
Após as explanações na Tribuna Livre, os vereadores comentaram as demandas e o empenho na solução das mesmas junto ao Município, ao Estado e à União, assim como ressaltaram a importância da participação popular nas reuniões da Câmara. Citaram ainda as ações que têm desenvolvido em seus mandatos e, principalmente, aquelas direcionadas ao Cedro e região.
O vereador André Pessata (PSC) comentou sobre o projeto de calçamento em trecho da estrada, começando do lixão e do calçamento da pracinha do Cedro. O vereador Hermano (PT) ressaltou a relevância dos assuntos abordados na Tribuna Livre, principalmente, os referentes à saúde.
O vereador Betinho (PDT) salientou a necessidade de instalação de uma antena de telefonia no local e destacou que a Câmara Itinerante é mais um momento de interação com as comunidades de forma direta e responsável. A vereadora Aninha de Fizica (PSB) parabenizou as ações da Associação dos Moradores e reforçou investimentos no setor da saúde. 
O vereador Machadinho (AVANTE) colocou-se à disposição para busca de soluções aos pedidos da comunidade. A vereadora Fiota (PEN) destacou que a Câmara Itinerante proporciona a discussão de assuntos relevantes com os moradores que vivem diariamente os problemas do local e parabenizou o presidente da Câmara, Leo Moreira, pelo projeto. Confiante, o vereador Antônio Carlos Pracatá (PSD) destacou que as reivindicações apresentadas serão solucionadas o mais breve possível pelo Executivo.
O vereador José Rubens Tavares (PSDB) disse que as demandas devem ser acompanhadas pelos moradores e que a participação popular é muito importante em momentos como os da Câmara Itinerante. Concordando com ele, o vereador José Osório (AVANTE) destacou a importância de a comunidade interagir diretamente com os vereadores e cobrar ações do Poder Público. Já o vereador Montanha (MDB) falou do empenho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru) para a melhoria da estrada e sugeriu o calçamento de pontos críticos.
Após as manifestações dos vereadores, o prefeito Wagner Mol destacou os desafios e as expectativas quanto às obras e projetos em andamento no Cedro e região e respondeu aos questionamentos dos participantes da Tribuna Livre. 
O presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira, resumiu o projeto “Câmara Itinerante” e os demais projetos que o Legislativo de Ponte Nova. Em nome da Câmara, agradeceu a participação dos moradores do Cedro, Ranchos Novos, Nogueira e região e anunciou que a próxima Câmara Itinerante será no dia 19 de agosto, domingo, no bairro Pacheco.
Após a reunião da Câmara Itinerante, aconteceu o Encontro de Cavaleiros, realizado pela Associação do Cedro, com show de Jorge e Rangel Costa e almoço para os participantes. 
A Câmara Itinerante tem como apoiadores a Prefeitura de Ponte Nova, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM) e a imprensa local. O áudio completo da reunião está disponível no portal pontenova.mg.leg.br
 

Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Elisângela Aparecida Batista
Carlos Henrique de Oliveira
Talita Valentim
Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Prefeito Wagner Mol (PSB)
Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Câmara Itinerante: espaço de cidadania
Câmara Itinerante: espaço de cidadania

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais