Notícias

Secretária de Planejamento esclarece sobre Plano de Redução de Riscos

11/05/2018 16:16

 A secretária Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Sandra Regina Brandão Guimarães, participou da Tribuna Livre do dia 10 de maio onde abordou o Plano de Redução de Riscos que envolve avaliação geológica das áreas de risco em Ponte Nova e a mobilização social com o objetivo de verificar a percepção que as comunidades têm sobre esses riscos. 

Segundo a secretária de Planejamento, foram catalogadas 1.324 moradias com algum tipo de risco “classificado como baixo, alto e grave”. O Plano teve início quando, em 2014, o município foi notificado para elaborar política local de redução de riscos em consequência das enchentes sofridas e foi elaborado pela empresa Cone PP Consultoria, contratada pela Prefeitura. 
De 2 a 9 de maio, a secretária de Planejamento, Sandra Guimarães, ressaltou que foram realizadas reuniões sobre o processo de ações com a população dos bairros de Fátima, Novo Horizonte, parte do São Pedro, Bom Pastor, Cidade Nova e Palmeirense. Nos bairros Pacheco e São Geraldo, as reuniões não aconteceram por falta de público, sendo futuramente, remarcadas. Foi organizado também cronograma incluindo reuniões com proprietários de empresas em locais de risco, curso para técnicos e pessoas envolvidas no trabalho da Defesa Civil. 
O Plano de Redução de Riscos consiste em três etapas: avaliar as áreas de risco de inundação e deslizamentos de Ponte Nova, mobilizar a comunidade sobre essa percepção dos problemas e das ações a serem desenvolvidas e por fim, colocar o plano em ação com obras e infraestrutura para as áreas de maiores riscos. A previsão para entrega do plano para o município é até junho. Sandra destacou que o trabalho que está sendo apresentado é pago de acordo com a apresentação e toda fase é encaminhada ao Ministério Público (MP).
Ao finalizar sua apresentação, foi exibido um vídeo mostrando os cuidados que os moradores devem ter com seus imóveis, com a área de construção e a atuação da Defesa Civil.Os vereadores tiraram dúvidas sobre o Plano de Redução de Riscos e enfatizaram a sua importância para o município na organização e priorização de ações nos momentos de intempéries otimizando os atendimentos.
 

Sandra Guimarães - secretária de Planejamento
Sandra Guimarães - secretária de Planejamento
Autoridades presentes

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais