Notícias

Cidadã questiona atendimento na rede pública de saúde

11/05/2018 14:40

 Com o objetivo de buscar apoio e esclarecimentos sobre sua situação, a cidadã Cristiana da Silva Virgínio participou da Tribuna Livre da reunião de 10 de maio para falar sobre o atendimento na rede pública de saúde. Ela, que alegou sofrer há anos com problemas na coluna, disse que aguarda consulta com um ortopedista. “Tenho dois pedidos de ultrassonografia que precisava fazer com urgência, porém, tem mais de um ano que ainda não saiu nenhum deles e eu não tenho condições de pagar”, explicou Cristiana, ressaltando o encaminhamento do médico do PSF e a apreensão quanto ao seu problema de saúde.

Ela justificou a necessidade de consulta com um especialista salientando que, após realizar exames de raios X, nenhuma alteração foi constatada, porém, segundo ela, médicos a haviam alertado sobre desvio na coluna e que, devido a intensas dores, já não consegue trabalhar como antes.
Cristiana destacou que a demora nos atendimentos não é exclusividade do seu caso já que, nos últimos anos, tem presenciado diversas pessoas sofrendo com o mesmo problema e com outros tendo que esperar por horas nos hospitais e PSFs. Ela cobrou providências urgentes para melhorias na área da saúde e na agilidade para marcação de exames.
Os vereadores Fiota (PEN), Aninha de Fizica (PSB), Hermano (PT), Antônio Carlos Pracatá (PSD), Machadinho (AVANTE), André Pessata (PSC), Montanha (MDB) e Leo Moreira (PHS) comentaram a situação de Cristiana e as constantes reclamações na área de saúde, principalmente, quanto à demora e forma dos atendimentos por alguns profissionais; o congelamento de recursos por parte do Governo Federal para a área da saúde; a falta de profissionais nos PSFs e hospitais e até mesmo, o possível desvio dos pedidos de exames de ultrasson.
Além disso, destacaram a necessidade de se buscar esclarecimentos na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que possui uma comissão de avaliação para analisar os pedidos de exames e de retornar ao PSF de atual atendimento, já que Cristiana era moradora do Pontal e agora reside no Triângulo Novo para que possa consultar com o médico deste e ter novamente o encaminhamento de exames.
Ressaltaram ainda a atuação da Semsa e dos hospitais de Ponte Nova que são referências na região e a informaram de seus direitos colocando a Câmara à disposição para suas demandas e da população que pode participar da Tribuna Livre, mediante inscrição prévia na secretaria da Casa.
 

Cristiana da Silva Virgínio
Cristiana da Silva Virgínio

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais