Notícias

Vereador Chico Fanica lamenta ausências na Jornada de Debates sobre a Crise Hídrica

05/04/2018 16:04

 O vereador Chico Fanica (REDE) comentou na Palavra Livre de 2 de abril sobre a Jornada de Debates que, em 22 de março, abordou a Crise Hídrica. Chico mostrou-se decepcionado com as ausências, sem justificativas formais à secretaria da Câmara, da presidente do Codema Sônia Madali, do secretário de Meio Ambiente Bruno do Carmo e de representantes do CBH Piranga na discussão de um tema importante e atual para toda a sociedade. Contudo, Chico parabenizou o diretor do DMAES, Anderson Sodré, pelas explicações que couberam ao seu departamento.

A Jornada de Debates teve o objetivo de buscar ações conjuntas de preservação de rios, lagos, do lençol freático e desenvolver políticas públicas de gestão dos recursos hídricos. Acompanharam as discussões: ex-vereadores, vereadores da região, representantes de deputados, do Movimento Acorda Ponte Nova, do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), do Fórum Permanente da Bacia do Rio Doce (Província Eclesiástica de Mariana), do ITEV, da Emater, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, da APA, das Paróquias de Ponte Nova, alunos do curso de Administração de Empresas da Unipac. 
Entre os assuntos discutidos, destaques para: construção e a gestão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); qualidade da água; construção de barraginhas; escassez de recursos naturais; existência de projeto preventivo ao período de seca; uso racional da água; concentração das chuvas e impermeabilização do solo; realização do Fórum Mundial da Água; gastos com a água no agronegócio; mobilização para a 3ª romaria das Águas e da Terra da Bacia do Rio Doce, que acontece em 3 de junho; consequências do plantio de eucalipto e alternativas de produção; investimentos na área rural; revitalização de nascentes; potencial de pesca no Rio Piranga; controle de queimadas por meio da construção e manutenção de aceiros; coleta seletiva do lixo; maior transparência nas ações do CBH Piranga e revisão do Plano Diretor.
Fanica ainda comentou a atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru) que, recentemente, fez o patrolamento na estrada de Ponte Nova a Fartura, pois a mesma estava em péssimas condições de tráfego prejudicando os moradores e os produtores com o escoamento de produtos até a cidade.
 

Vereador Chico Fanica (REDE)

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais