Notícias

Cidadãs participam da Tribuna Livre com assuntos relevantes

02/03/2018 14:37

 A Tribuna Livre da reunião de 28 de fevereiro teve duas participações. A primeira foi da cidadã Maria Auxiliadora Bezerra que abordou a invasão do terreno em que está localizada sua casa, na rua dos Ferroviários, no bairro Esplanada, com área de 1.992 m ². O terreno terminava em uma moita de bambu na antiga estrada de Ponte Nova. 

Segundo a cidadã, quando foi feita a caixa d’água na atual rua Zirezarte José de Oliveira, seu terreno foi invadido por máquinas da Prefeitura que derrubaram toda a cerca. Maria Auxiliadora disse ter procurado a atual administração e as passadas, mas, não obteve respostas satisfatórias. Citou ainda uma carta da assessoria jurídica da Prefeitura informando-lhe sobre as penalidades decorrentes de caixa d’água aberta e lixo no seu quintal, o que ela rebateu.
Num clima tenso, ela contestou a atual associação do bairro sugerindo compra de votos e influência de vereadores, a situação da rua Zirezarte José de Oliveira, cobrou mais fiscalização dos vereadores e reiterou à Prefeitura pedido para novo cercamento em seu terreno. Por terem sido citados, o vereador José Osório (AVANTE) explicou que, em reunião da associação, pediu-lhe que procurasse a Prefeitura para acompanhar o processo e rebateu as acusações feitas à associação do bairro e o vereador José Rubens Tavares (PSDB) afirmou que não tem conhecimento da situação e que tomará as providências cabíveis.
A Comissão de Direitos Humanos, constituída pelos vereadores Hermano (PT), Machadinho (AVANTE) e André Pessata (PSC), colocou-se à disposição para avaliar a situação junto às assessorias da Câmara e a Prefeitura e o presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira (PSB), entregou à Maria Auxiliadora, cópia da Lei nº 3.548/2011 que denomina de rua Zirezarte José de Oliveira a via que interliga a rua Tenente Coronel Freire de Andrade e a rua “R”, no bairro Esplanada, e da Lei nº 3.629/2011 que autorizou o Executivo Municipal e o DMAES a realizar obras de infraestrutura urbana na Rua Zirezarte José de Oliveira no Bairro.
Desafios da causa animal
A segunda participação na Tribuna Livre da reunião de 28 de fevereiro foi de Ana Paula Monteiro que falou sobre os desafios da causa animal em Ponte Nova e região citando que o abandono de cães é intensificado pelos municípios vizinhos, tornando-se uma questão de saúde pública e sendo primordial buscar soluções para o bem-estar animal e da sociedade.
Ana Paula citou como um primeiro passo para reverter a atual situação, a aprovação do Projeto de Lei nº 23/2017, de iniciativa dos vereadores Leo Moreira (PSB), José Rubens Tavares (PSDB) e Aninha de Fizica (PSB), que dispõe sobre o manejo e o controle de zoonoses no município, estabelecendo critérios para controlar a reprodução desordenada de cães e gatos.
“É importante que se ensine nas escolas também e, é claro, os pais que são responsáveis pela educação, a harmonia com o ecossistema”, disse Ana Paula reiterando que a superpopulação de cães e gatos é realidade em diversas cidades e que algumas já têm um certo controle com a castração de animais de rua.
Paralelamente à tramitação do Projeto, os vereadores se reportaram à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Piranga (Amapi), solicitando o apoio para que os municípios vizinhos adotem programas semelhantes, com o propósito de evitar a superpopulação de cães e de gatos em toda a região.
A situação do canil também foi citada. Os serviços são prestados pela empresa Prestação de Serviços de Canil Ltda. desde 2012. Entre janeiro e novembro de 2017, 242 cães deram entrada no canil. Neste mesmo período, 231 morreram por eutanásia ou morte natural. 
 

Tribuna Livre
Maria Auxiliadora Bezerra
Ana Paula Monteiro

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais