Notícias

Quatro escolas participarão das atividades do Parlamento Jovem 2018

26/02/2018 14:52

 Alunos do IFMG e das Escolas Estaduais Professor Antônio Gonçalves Lanna, Senador Antônio Martins e Caetano Marinho participarão do Parlamento Jovem 2018. A Faculdade Dinâmica será parceira da Câmara no projeto.

O Parlamento Jovem (PJ) de Minas chega em sua 15ª edição em 2018 e, com o objetivo de apresentar o funcionamento e as atividades a serem desenvolvidas, a Câmara de Ponte Nova, por meio da Escola do Legislativo “Vereador José Mauro Raimundi”, organizou um encontro, no início de fevereiro, com representantes das escolas interessadas em participar do programa. Foram convidadas todas as instituições que oferecem o ensino médio no município, sendo que, das quatro interessadas, o IFMG e o Estadual participam pelo segundo ano consecutivo. As escolas tiveram até o dia a última segunda-feira (19) para preencherem o termo de adesão ao projeto e devolverem para Câmara.
O tema a ser abordado pelos jovens é “Violência contra a mulher”, definido ainda na edição de 2017. As atividades estão previstas para ocorrem em etapas municipal, regional e estadual. Este ano, o Câmara de Juiz de Fora é a responsável por coordenar o Polo Zona da Mata II e Caparaó, na qual estão presentes as cidades de Ponte Nova, Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Tombos, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
As discussões dos alunos sobre o tema serão transformadas em Projetos de Lei (PLs) que serão debatidos no município, na região com outras seis cidades do polo e, posteriormente, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) onde estudantes de 88 cidades mineiras irão se encontrar para discutir suas ideias.  
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo Municipal e Estadual. 
O projeto é uma iniciativa da ALMG, por meio da Escola do Legislativo (ELE), e a PUC Minas em parceria com as Câmaras Municipais.
 

Representantes das escolas participantes do Parlamento Jovem
Parlamento Jovem - Divulgação das escolas participantes

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais