Notícias

Vereador Leo Moreira comenta resposta da Prefeitura sobre o canil

 Na Palavra Livre de 5 de fevereiro, o presidente da Mesa Diretora, Leo Moreira (PSB), mostrou-se indignado com a resposta da Prefeitura a sua indicação protocolada feita em novembro do ano passado, em que requereu informações e documentos sobre os serviços, no município, da empresa Prestação de Serviços de Canil Ltda. (PSC/Canil). Leo solicitou respostas para dez itens, porém, a Prefeitura respondeu apenas cinco.

A situação é preocupante, pois entre janeiro e novembro de 2017, 242 cães deram entrada no canil. Neste mesmo período, 231 morreram por eutanásia ou morte natural. O canil tem sido pauta constante de discussão do vereador em plenário, que ainda tem realizado visitas ao local e se reunido com representantes da Secretaria Municipal de saúde (Semsa) e de Associações. 
Leo apontou que foi compromisso do prefeito Wagner Mol (PSB) durante a campanha de resolver esta questão e que, infelizmente, não vai dar mais tempo à Prefeitura e buscar os meios cabíveis já que algumas documentações pedidas não existem. “Não temos como comprovar que o serviço está sendo feito pelo canil e a Prefeitura não está fiscalizando, porque, na minha visão eles ‘fingem que fiscalizam’ e o ‘rapaz’ finge que cuida”, contestou o vereador Leo, apontando ainda para situações de maus tratos, conforme relatos em redes sociais.
O canil está localizado às margens da BR-120, rodovia que liga Ponte Nova à Viçosa. Os serviços de canil em Ponte Nova são prestados pela empresa Prestação de Serviços de Canil Ltda. desde 2012.
*As demandas apresentadas na indicação do vereador Leo Moreira foram: frequência de dedetizações no canil com as notas fiscais ou comprovantes de pagamento dos prestadores do serviço; notas fiscais ou comprovantes de pagamento de compra dos medicamentos; notas ou comprovantes de pagamento de compra de ração para cães e gatos, de janeiro até a presente data; contrato de trabalho do médico veterinário que presta serviço ao canil e a frequência de atendimento no local; número de consultas/atendimentos veterinários, incluindo o de castrações de cães e gatos, juntamente com relatório de atendimento e procedimento assinado pelo médico veterinário responsável e o número de cães e gatos que entraram no canil, com a documentação comprobatória.
Também são pontos importantes da indicação são: o número de cães e gatos adotados e retirados pelos proprietários; o número de óbitos de cães e gatos no canil com os laudos das causas de mortes devidamente atestado pelo médico veterinário responsável e o local onde são enterrados os corpos dos animais; quantitativo de visitas realizadas no canil, com os termos de visita devidamente datados e os de notificações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizadas ao canil, assim como as medidas tomadas para sanar possíveis irregularidades e as penalidades aplicadas com a documentação assinada e datada pelo Agente do Setor de Controle de Zoonoses, de janeiro até a presente data. 
 

Canil

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais