Notícias

Encontro com deputado e esclarecimentos sobre a Política de Cotas foram destaques na Palavra Livre

05/12/2018 12:25

 Na Palavra Livre da reunião de 3 de dezembro, o Hermano (PT) abordou sua participação, no final de semana, em Ribeirão das Neves (MG), do Conselho Político do deputado federal Padre João (PT). Na oportunidade, foram possíveis, entre outros pontos, avaliar o resultado das eleições 2018 e propor ações e metas ao mandato do parlamentar que se inicia em 2019. “Mantivemos a proposta de atenção à cidade, de trabalhar com nossos pedidos de emendas, sejam destinadas as mais diversas áreas, saúde, educação, assistência, etc”, disse o vereador.

O encontro proporcionou ainda ampla discussão sobre o papel dos deputados em relação aos municípios, principalmente, quando há expressiva votação e sua presença se faz obrigatória para acompanhar o crescimento, o desenvolvimento e as demandas locais e regionais, assim como sua postura em plenário nas discussões e votações de projetos a favor da população.  
Reserva de vagas
A aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica (Pelom) nº1/2018 que dispõe sobre a reserva de vagas em cargos e empregos públicos da administração pública municipal de, no mínimo 10%, para preenchimento exclusivo por pessoas negras foi outro ponto da fala de Hermano na Palavra Livre de 3 de dezembro. A proposta mantém paridade com a regra válida para os portadores de deficiência que fixa, por hora, o mesmo percentual do total de vagas.
O vereador citou comentários depreciativos nas redes sociais.  “As pessoas que não entendem das políticas de cotas, afirmativas e sociais, às vezes, tecem comentários sem fundamentos”, apontando que, por meio das redes sociais, a crítica torna-se mais fácil. Instigando o diálogo, chamou os cidadãos e cidadãs para interagirem mais com os vereadores e discutirem as propostas. 
“Fui eu que dei entrada no projeto e, como era um projeto de Emenda à Lei Orgânica, tinha que contar, no mínimo, com mais quatro vereadores”, salientou Hermano agradecendo Antônio Carlos Pracatá (PSD), Chico Fanica (REDE), Fiota (Patriota) e Sérgio Ferrugem (PRB) que assinaram e defenderam o projeto até sua aprovação unânime em plenário.
Os vereadores Fiota e Machadinho (AVANTE) concordaram com a fala de Hermano e enfatizaram que o diálogo, a participação e o interesse da população são fundamentais para o conhecimento do Processo Legislativo e das funções dos vereadores. Machadinho ainda citou a Lei Federal nº 12.990/14 que determina a reserva de 20% das vagas para candidatos negros até o ano de 2024.
 

Vereador Hermano (PT)

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais