Notícias

Vereador Leo Moreira reivindica construção da sede da Fundação Hemominas em Ponte Nova

29/11/2018 16:32

 Entre os destaques de sua Palavra Livre, na reunião plenária de 26 de novembro, o vereador Leo Moreira (PHS) comentou que, no último dia 22, esteve na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o deputado estadual Thiago Cota (MDB). A principal reivindicação apresentada foi a construção da futura sede da Fundação Hemominas em Ponte Nova. Leo explicou que, devido ao período de transição de governo, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) estuda suspender os trabalhos temporariamente, o que pode comprometer o projeto e a sua execução. A solicitação ao deputado Thiago Cota é para intervir junto ao DEER a fim de agilizar o processo para que a Fundação Hemominas possa fazer a licitação.

A construção da sede e os entraves burocráticos sempre foram destaques nas discussões da Câmara. A Fundação Hemominas atende diversos municípios da região e tem suma importância no atendimento à saúde. 
Com o deputado Thiago Cota, também foi abordada a criação de vagas de estacionamento para atender a Unidade de Atendimento Integrada (UAI). Tal medida será possível com o recuo da grade de proteção no antigo terreno da Gerência Regional de Saúde (GRS), localizada na Praça Jota da Luz, na Beira Rio. A Unidade é bastante movimentada e os usuários, na maioria das vezes, ficam sem locais para estacionarem seus veículos.
No encontro, Leo Moreira ainda solicitou empenho para a iluminação no Campinho da Mina, bairro de Fátima. Reivindicação feita também pelo vereador Sérgio Ferrugem (PRB). O processo estava paralisado, aguardando a conclusão das obras de instalação do alambrado.
Cobranças
Diversos pedidos feitos à Prefeitura e que, até o momento, não foram atendidos, estiveram presentes no pronunciamento do vereador Leo Moreira (PHS), na Palavra Livre da reunião de 26 de novembro.
Ao Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), solicitou a pintura de faixa de pedestres na Rua José Francisquini, próximo ao entroncamento com a Rua Carangola, bairro Santo Antônio. No local, há grande fluxo de veículos e os pedestres correm constantes riscos de acidentes. “É um trecho onde a cidade enfrenta um dos maiores problemas de mobilidade urbana”, disse o vereador, aguardando agilidade do Executivo para atender a demanda.
Outra reiteração foi ao Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES) para que proceda a ligação das redes de esgoto à nova rede instalada na rua Doze, no bairro Fortaleza. “Tem cerca de 20 residências jogando esgoto em Área de Preservação Permanente (APP), o que é um crime ambiental”, explicou Leo, salientando que a rede foi instalada há mais de um ano e que, no calor, há mau cheiro e presença de mosquitos. 
Também foram destaques em sua fala, a reivindicação de moradores para a limpeza do ribeirão Vau Açu, principalmente, próximo à avenida Custódio Silva; a construção de rede de drenagem pluvial na rua Teófilo Nascimento, bairro Santo Antônio, e o informe direto de Brasília referente ao pagamento de mais uma parcela no valor aproximado de R$300 mil para dar continuidade a obra do CEU das Artes, no bairro Central. 
Obras
Referindo-se à matéria da Folha de Ponte Nova com o novo secretário municipal de Obras, Luiz Henrique Silva Borges, que falou sobre projetos e obras a serem executadas, o vereador Leo deu-lhe boas-vindas, mas, disse ter sentido falta da instalação da Academia ao Ar Livre no Campinho da Mina, cujos equipamentos estão no pátio da Prefeitura há mais de um ano e meio. “Academias que em Urucânia, Piedade de Ponte Nova, Santa Cruz do Escalvado, etc. são instaladas em dois dias e que aqui, infelizmente, a gente aguarda mais de um ano para que seja, de fato, entregue à comunidade”, enfatizou o vereador. 
Férias-prêmio
A resposta à indicação solicitando relatório de férias-prêmio concedidas no ano de 2018, com nomes e funções dos servidores e dos valores pagos em caso de conversão do benefício em espécie também foi comentada por Leo em plenário. A indicação foi encaminhada ao Executivo no dia 12 de novembro. 
De maio a outubro, a Prefeitura investiu R$286.517,97 na compra das férias-prêmio de 139 servidores, muitos deles da área da educação. “A deliberação é exclusiva do prefeito de comprar ou não estas férias”, explicou o vereador.
PAM
Por meio de indicação protocolada, Leo Moreira requereu do Executivo informações sobre exames laboratoriais realizados no PAM, tais como: exames realizados diariamente, semanalmente e mensalmente; capacidade Instalada do Laboratório para todas especialidades e serviços; atendimentos por exame; tempo de entrega dos resultados e qual o prazo médio de entrega atual.
“Fui procurado por médicos e usuários que reclamaram do atraso na entrega do exame durante o período em que este laboratório era terceirizado. Fui uma das pessoas a defender a municipalização do serviço pela redução do custo, pelos equipamentos, servidores que a Prefeitura dispõe”, disse Leo Moreira.
 

Deputado estadual Thiago Cota e vereador Leo Moreira

É IMPORTANTE QUE VOCÊ PARTICIPE
E MANTENHA-SE INFORMADO!

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta-Feira

das 12:00h às 18:00h

camara@camarapontenova.mg.gov.br

(31) 3819-3250

Av. Dr. Cristiano de Freitas Castro, 74

Centro, CEP: 35430-037

Ponte Nova - Minas Gerais